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Como Começar a Dieta Paleo?

Como começar Dieta Paleo

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Se está nesta página é porque tem vontade de mudar a sua alimentação e a sua vida. Não existe uma dieta para todos, mas pelos resultados extraordinários alcançados por milhares de seguidores da Dieta Paleo, faça uma experiência nem que seja por 30 dias. Lembre-se que o que está em causa é a sua saúde, bem-estar, auto estima, boa forma e longevidade: a sua vida 

Preciso de Consulta Paleo?

Muitos preferem o acompanhamento especializado de um Nutricionista Paleo, sobretudo pelo diagnóstico, plano alimentar individualizado e pelo acompanhamento profissionalizado dos resultados. Se tiver problemas de saúde ou objetivos muito ambiciosos, deverá ser esta a sua opção.   

Também muitos conseguem alcançar os objetivos seguindo apenas estes passos e progressivamente mudando a sua vida. Esta opção é suficiente para pessoas com objetivos modestos, ou com grande força de vontade.  

1º Passo:  Conhecer Paleo

Leia alguns dos artigos Paleo que sugerimos nesta fase. Visite os links em baixo, antes de prosseguir para o 2ª Passo. Vai ganhar com isso. 

2ª Passo: Mudanças Alimentares Paleo

Fique disponível para mudar de hábitos e passe a consumir:

  • Legumes, ovos, carne e peixe até ficar saciado
  • Fruta da época com moderação
  • Frutos secos, oleaginosas, exceto amendoim que é uma leguminosa
  • Azeite, óleo de coco, ghee.

Entre outras características a Dieta Paleo é lowcarb. Deverá eliminar alimentos que contenham:

  • Açúcar. Viciante e causador de doenças crónicas como a obesidade, diabetes, cancro, infertilidade...  Elimine refrigerantes, bolos, bolachas e todos alimentos que contenham açúcar, mesmo disfarçado. Se tiver grande dificuldade a eliminar o açúcar, opte por mel, tâmaras ou açúcar de coco. Se mesmo assim estiver muito carente, opte por uma fruta doce: manga, morangos.
  • Farinha de trigo e cereais com gluten causam inflamação, sendo o gatilho para doenças metabólicas, autoimunes e neurodegenerativas. Elimine massas, pizzas e pão. Opte por farinhas de amêndoa ou de arroz se a receita o permitir
  • Óleos vegetais polinsaturados. Troque os óleos vegetais e margarinas por azeite, óleo de coco, banha de porco ou manteiga.
  • Alimentos processados industrialmente, como bolachas, barritas, cereais de pequeno-almoço, comidas pré-feitas, doces, produtos de padaria e pastelaria, associados a vários tipos de maleitas. 
  • Batata, sobretudo batata frita

Estas mudanças fazem parte de um processo consitente o qual, através de uma abordagem qualitativa e não quantitativa, lhe permitirá alcançar resultados muito rapidamente, sem restrições de sabor, texturas e nutrientes. Experimente 1 semana.

3º Passo: Acelerar o Progresso Paleo

Agora que já observou as mudanças no seu corpo, passe à fase aceleração Paleo.

Elimine:

  • Arroz, feijão e grão. O arroz e feijão pode ser trocado por batata-doce ou mandioca ou inhame
  • Leite e lacticínios. Prefira queijos fermentados como flamengo, açores, gouda, mozzarela fresca ou requeijão.
  • Adoçantes. Use stevia como adoçante

Para compensar a perda do arroz e feijão, acrescente hortícolas à sua alimentação numa base diária: repolho, espinafres, brócolos, couve-flor, couve-bruxelas, espinafres, rúcula, aipo, cenoura, beterraba, cogumelos...

Consuma à vontade peixe do mar, selvagem de preferencia, ovos e carnes de origem biológica. Frutas, nozes, avelâs e amendoas são bem vindos se consumidas com moderação. Fique nesta fase 2 semanas

4º Passo: Ajustar o Estilo de Vida Paleo.

Se conseguiu passar os passos anteriores, está na altura de ajustar os seus hábitos:

  • Tome suplementos: Fale com o seu nutricionista que provavelmente irá sugerir suplementos omega3, vitamina D e probióticos, ótimos para a saúde e para a sua vida Paleo
  • Durma mais e melhor: Muito importante para regular os níveis hormonais e para ajudar a emagrecer. Tente dormir 8 horas/noite em ambiente escuro
  • Controle o stress: Aprenda a identificar as situações que causam stress e evite-as. Treine a auto consciência, ficando alerta.
  • Apanhe sol: O sol é importante para reduzir o stress e aumentar a quantidade de vitamina D no seu organismo. Apanhe sol de forma responsável, nada de exageros
  • Inicie uma atividade física: o que pretende é perder peso e melhorar a saúde. Os benefícios do exercício físico são conhecidos por todos. Pratique-o com moderação atento à sua condição física.
  • Jejum intermitente: Para potenciar os resultados, melhorar a sua saúde e aumentar a longevidade, considere a pratica controlada de jejum intermitente. É muito mais fácil do que parece e os resultados são fantásticos.

Todas as pessoas são únicas. Há um Paleo para cada um de nós. Teste-se e descubra como se adaptar ao novo estilo de vida   A maior parte dos que seguiram estes passos, alcançou resultados e benefícios tão significativos que a passou a ser Paleo para a vida. 

Autora: Ana Pabla, Nutricionista Paleo

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