Mais Doenças Crónicas

Osteoporose – Densidade Óssea

Como aparece a Osteoporose

A Osteoporose é uma patologia que se caracteriza pela redução da densidade óssea e perca de cálcio, tornando os ossos mais fracos e com maior probabilidade de fractura, mesmo em traumatismos de pouca importância.

Osteoporose - Densidade Óssea

A redução da densidade óssea decorre da degradação do processo de renovação dos ossos o qual, até aos 30 anos, é um processo contínuo e equilibrado de substituição do osso antigo por novo.

A osteoporose manifesta-se mais em mulheres e a ausência de exercício físico e excesso de repouso contribuem para o seu aparecimento.

Osteoporose e Medicina Chinesa

Para a Medicina Chinesa a osteoporose é um vazio de energia do rim.

Os rins são os principais responsáveis pelo bom crescimento, desenvolvimento e regeneração dos ossos, pelo que, quando ocorre deficit energético neste órgão, os ossos reflectem-no.

O diagnóstico precoce do vazio do rim pode impedir a manifestação da osteoporose. É um dos típicos casos de sucesso da Medicina Chinesa na prevenção de doenças.

Tratamento da Osteoporose

No tratamento da osteoporose a Medicina Chinesa começa por diagnosticar a importância do vazio de energia dos rins, iniciando de seguida os tratamentos para o tonificar e tratar.

É também necessário retirar os factores patogénicos como o frio e a humidade associados à dor.

No tratamento da osteoporose são aplicados os instrumentos de Medicina Chinesa adequados ao estado de avanço da doença, sendo os mais comuns a acupunctura e a moxabustão.

Para além do tratamento da osteoporose, a Medicina Chinesa regista casos clínicos de sucesso* na sua prevenção ou na interrupção do processo degenerativo da doença.