X
GO
Doenças Crónicas

Infertilidade - Incapacidade Biológica

Infertilidade ocorre quando existe a incapacidade biológica, temporária ou permanente, de uma pessoa poder contribuir para conceber um filho, ou ainda, no caso de mulheres, na impossibilidade de levar a termo uma gravidez. A incapacidade de concepção pode dever-se a infertilidade feminina (1/3 dos casos), infertilidade masculina (1/3) ou a outras causas (1/3).

Infertilidade - Medicina Chinesa

Actualmente, cerca de 1 em cada 6 casais debatem-se com problemas ligados à infertilidade, com forte impacto nos seus níveis de auto-estima, realização familiar e pessoal. O aumento de casos de infertilidade nos países ocidentais deve-se a um conjunto de causas, entre as quais:

  • Aumento da idade para engravidar.
  • Maior número de parceiros sexuais.
  • Acréscimo de sedentarismo.
  • Consumo de álcool, tabaco e gorduras.
  • Degradação do ambiente.

Tratamento Infertilidade com Medicina Chinesa

Para a Medicina Chinesa, a infertilidade não é uma doença, mas sim uma condição originada por um conjunto de possíveis disfunções que deverão ser avaliadas e diagnosticadas. Origens possíveis de infertilidade são o vazio de rim, vazio ou êxtase de sangue e estagnação de mucosidades.

Nas mulheres, a retenção de frio no útero pode provocar infertilidade. Nos homens, a infertilidade pode ser causada por vazio de chi e sangue, vazio de yang ou yin do rim, êxtase de chi do fígado ou humidade e calor no Aquecedor Inferior. 

A Medicina Chinesa tem um historial clínico muito relevante no tratamento da infertilidade, existindo já registo de casos de sucesso na literatura médica datada de 3 mil anos A.C. Factores hereditários, má alimentação, stress e trabalho excessivo contribuem para o aumento de casos de infertilidade.

A Medicina Chinesa procura, de facto, o tratamento da infertilidade*, criando condições para que o casal possa conceber um filho. Apesar de existirem casos de impossibilidade biológica, há numerosos casos em que o reequilíbrio energético de uma ou de mais condições patológicas conduz ao objectivo de permitir a concepção.

A acupunctura pode actuar de forma determinante no tratamento de disfunções que são diagnosticadas antes de se iniciar o tratamento da infertilidade:

  • Regularização do ciclo menstrual.
  • Reequilíbrio do sistema hormonal.
  • Melhoria da qualidade do esperma.
  • Melhoria do fluxo de sangue no útero.
  • Resolução das questões emocionais, como o stress, associadas à infertilidade.

Quer o aconselhamento nutricional quer a fitoterapia tem um papel fundamental na correcção de muitas das desarmonias que são diagnosticadas no início do tratamento da infertilidade. Para garantir a adequação da estratégia e a obtenção de resultados, o tratamento da infertilidade, na maior parte dos casos, deverá ter uma duração de pelo menos três ciclos menstruais.

*Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta
Marcar Consulta

Diagnóstico para tratamento da Infertilidade

Com o objectivo de avaliar as causas da infertilidade, o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo.

Tratamento Infertilidade com Medicina Chinesa

Na avaliação das causas de infertilidade, é observado um conjunto de sintomas associados, tais como:

  • Menstruação: avaliação da regularidade do ciclo, existência e tipo de dores menstruais, características do fluxo e outros sintomas.
  • Corrimento: Informação sobre a cor, textura, odor e quantidade de corrimento vaginal contribuem para diagnóstico da infertilidade.
  • Caracterização da urina: Cor, quantidade ou dores durante a micção fornecem pistas relevantes para a compreensão das causas de infertilidade
  • Vida sexual: Diminuição do libido ou dificuldade em atingir o orgasmo são de enorme importância para completar o quadro de sintomas que irá permitir estabelecer a estratégia para o tratamento da infertilidade

Partilhar

Mais sobre Doenças Crónicas