X
GO
Doenças Crónicas

Hiperidrose – Transpiração Excessiva

A Hiperidrose é uma disfunção do nervo simpático que, independentemente da temperatura ambiente, provoca transpiração excessiva em algumas regiões do corpo, várias vezes ao dia, muitas vezes de forma inesperada.

Pode ser tratada?

Absolutamente. Pode ser tratada e na maior parte dos casos o tratamento da hiperidrose não assume grande complexidade, tem efeitos duradouros* e melhora significativamente a vida das pessoas.

Como se manifesta a hiperidrose?

A transpiração excessiva localiza-se, com maior frequência, nas axilas, nas mãos e pés, no rosto, no tronco e no couro cabeludo. A Hiperdrose surge, muitas vezes, durante a infância e, não sendo tratada, podem prolongar-se os seus sintomas durante o resto da vida.

Hiperidrose – Transpiração Excessiva

A Hiperidrose pode provocar:

  • Humedecimento das palmas das mãos
  • Odor desagradável
  • Vermelhidão na pele
  • Roupas húmidas
  • Face transpirada
  • Fraca auto estima, inibição e exclusão social
  • Vida social e profissional condicionadas

Tratamento de Hiperidrose com a Medicina Chinesa

Na Medicina Convencional não existem medicamentos específicos para tratamento da Hiperidrose, sendo utilizados, muitas vezes, produtos anti-transpirantes, radioterapia, tratamentos eléctricos na pele, intervenções cirúrgicas localizadas, etc. Estes métodos, além de não garantirem o desaparecimento da hiperidrose, podem criar efeitos colaterais indesejáveis que comprometem o bem estar ou mesmo o equilíbrio da saúde.

Já a Medicina Chinesa procura a eliminação* das causas da doença, e não apenas atenuar os sintomas. Dispõe de estratégia própria para tratamento da Hiperidrose que consiste, em primeiro lugar, na identificação e avaliação das causas da doença, seguida de um processo terapêutico abrangente e ajustado ao diagnóstico.

Tratamento Hiperidrose com Medicina Chinesa

Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento da hiperidrose *:

  • Sem químicos
  • Sem efeitos secundários
  • Sem intervenção cirúrgica
  • Sem ansiedade, sem stress

Na maior parte dos casos, regista-se diminuição dos sintomas da hiperidrose logo após a primeira consulta. A Clínica Meihua tem tido muitas dezenas de casos em que as pessoas deixaram de sentir sintomas da hiperidrose após 4 consultas, sentindo-se curadas* ao fim de 6 sessões. 

* Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta
Marcar Consulta

Check  up   para tratamento da Hiperidrose  

Antes de iniciar o tratamento da hiperidrose, o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo. Muitos indicadores são obtidos a partir da observação da língua, face, olhos, pulso e também do corpo.

Em alguns casos de Hiperidrose, é diagnosticado um desequilíbrio energético que a Medicina Chinesa chama de “corpo fraco”. Um dos efeitos deste deficit é a disfunção dos poros da pele. Noutros casos identifica-se ou excesso de energia yang, provocando sudação durante o dia, ou deficit de yin, originando transpiração excessiva à noite. Com a identificação da origem e tipo de desequilíbrio, o Especialista em Medicina Chinesa estabelece o programa terapêutico adequado e inicia, na mesma sessão, o tratamento da Hiperidrose.


Programa terapêutico para o tratamento da Hiperidrose 

No tratamento da Hiperidrose com a Medicina Chinesa, o terapeuta faz uso de um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a complementaridade e adequação individual do processo terapêutico.

Os métodos mais usados no tratamento da Hiperidrose são a acupunctura, fitoterapia e o Plano Nutrição e Alimentação, sendo utilizados métodos e produtos exclusivamente naturais para garantir o reequilíbrio do fluxo energético do organismo.

As consultas após o diagnóstico são sessões de reavaliação, seguidas de aplicação dos tratamentos previstos no programa terapêutico ou de ajustamentos que venham a ser necessários. No tratamento da hiperidrose, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico. 


Partilhar

Mais sobre Doenças Crónicas