X
GO
Doenças Crónicas

Enxaqueca

Enxaqueca são Dores de Cabeça intensas, por vezes incapacitantes, que provocam sofrimento físico e psíquico e que resultam da pressão exercida pelos vasos sanguíneos numa zona do cérebro, dando origem a dor aguda e por vezes prolongada. É uma dor latejante que habitualmente afecta um dos lados da cabeça e por vezes é acompanhada de enjôo, vómitos e de sensibilidade à luz e ruído. Numa fase inicial, a enxaqueca manifesta-se esporadicamente em crises que podem variar entre 2 a 72 horas. Não sendo eliminadas as causas da enxaqueca, com o passar do tempo as crises surgem com maior frequência, intensidade e duração.

Há pessoas que sentem que vão ter uma crise de enxaqueca, antes mesmo da dor surgir, através de avisos do organismo:
  • Irritabilidade e alteração de humor
  • Bocejos frequentes
  • Desconforto na cabeça
  • Diarreia
  • Desconforto abdominal
  • Palidez
Enxaqueca ou Dor de Cabeça

Tratamento da Enxaqueca com a Medicina Chinesa

A Medicina Convencional, não determinando as causas da Enxaqueca, identifica apenas factores que favorecem o seu aparecimento, tais como o stress, fadiga, tensão, ansiedade, distúrbios emocionais ou má alimentação.

A Medicina Chinesa explica o aparecimento da enxaqueca por um bloqueio ou desequilíbrio energético, num órgão ou num conjunto de órgãos, variáveis de pessoa para pessoa. Por outras palavras, a enxaqueca é provocada por um bloqueio de energia num determinado meridiano.

Estima-se que a Enxaqueca, ou Cefaleia, atinja entre 10% a 15% da população mundial, grande parte com impacto profundo na qualidade de vida dessas pessoas. No tratamento da enxaqueca, a Medicina Chinesa procura a eliminação da doença e não apenas atenuar os sintomas. Não se procura apenas a obtenção de melhorias, ou a redução das dores. Pretende-se a eliminação das causas da enxaqueca, devolvendo ao paciente o bem estar e qualidade de vida anteriores ao seu aparecimento.

A Medicina Chinesa dispõe de estratégia própria para tratamento da Enxaqueca, que passa em primeiro lugar pela identificação das causas, seguido de um processo terapêutico abrangente ajustado ao diagnóstico e às características do individuo. Muitas pessoas deixam de sentir sintomas de enxaqueca após 4 consultas, ficando curadas* ao fim de 8 sessões. Muitos dos pacientes de enxaqueca passam a usufruir de sensação de bem estar e alívio que não sentiam há muitos anos.

Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento da enxaqueca*:

  • Sem químicos
  • Sem efeitos secundários
  • Sem ansiedade, sem stress

*Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta

 

Marcar Consulta

Check up para tratamento da Enxaqueca

Antes de iniciar o tratamento da enxaqueca e dores de cabeça, o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, sinais subtis e aparências do corpo. Muitos dos principais indicadores são identificados a partir da observação da língua, face, olhos, pulso ou do corpo.

Hiperactividade do yang do fígado, vazio de yin do rim e excesso de trabalho estão na origem de muitos casos de enxaquecas. O excesso de stress pode conduzir a “fogo” no coração que agita a mente, não a deixando repousar. Alimentação irregular ou excessiva debilita o baço, provoca humidade e calor no estômago, o qual sobe, perturbando a mente e provocando enxaqueca. Com a identificação da origem das dores de cabeça, o Especialista em Medicina Chinesa fica habilitado a iniciar de imediato o programa terapêutico para a enxaqueca.

Programa terapêutico para a Enxaqueca 

Os métodos mais utilizados no tratamento da Enxaqueca e Dores de Cabeça com a Medicina Chinesa são a acupunctura, a fitoterapia, moxabustão, dietética e a massagem TuiNá. Nas sessões de acupunctura, são colocadas agulhas em pontos vitais tendo em vista repor a circulação de energia pelos meridianos afectados, em muitos casos de enxaqueca, o meridiano do fígado.

A alimentação tem um papel determinante no tratamento da enxaqueca, sendo identificados e retirados os alimentos que contribuem para a manutenção da doença e aconselhados os que actuam na eliminação das causas da enxaqueca.

O número de sessões necessárias é variável, dependendo quer da gravidade dos sintomas e da origem da enxaqueca, quer da resposta do organismo ao programa terapêutico estabelecido inicialmente para o tratamento da enxaqueca. Na maior parte dos casos, o paciente conhece melhorias profundas e alívio

logo após a primeira consulta*

*Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta
Partilhar

Mais sobre Doenças Crónicas