Dores Lombares – Dores nas costas

Manifestações das Dores Lombares

Dores lombares são as mais comuns das dores nas costas e são causadas normalmente por compressão das vértebras lombares, hérnias ou estreitamento de discos

Dores Lombares – Dores nas costas

As dores lombares manifestam-se muitas vezes de forma súbita, lombalgia, pelo que há quem as designe por lombalgia crónica

Dores Lombares  e Medicina Chinesa

A Medicina Chinesa associa as dores lombares a vazio de yang nos rins, provocando deficiente circulação do qi e do sangue na zona afectada e por conseguinte uma mais fácil invasão de factores patogénicos externos.

Na perspectiva da Medicina Chinesa, as dores lombares enquadram-se num SOD - sindroma de obstrução dolorosa com origem em exposição a factores climatéricos, como o vento, frio, calor ou humidade.

O nível de resistência das pessoas a estes factores depende sobretudo da sua alimentação, condição física e tensões.

Tratamento das Dores Lombares

As dores lombares, tendo em conta o vazio ou insuficiência do rim, são tratadas pela Medicina Chinesa, por um processo coerente:

• Exclusão dos factores patogénicos externos.
  • Eliminação da estagnação local
  • Tonificação do rim

Na exclusão dos factores externos, o enfoque depende da sua presença:

• Vento: tratar o xue (sangue) do fígado
  • Frio: tonificar o yang do rim
  • Humidade: tonificar o baço
  • Calor: tirar calor e tonificar yin do rim

Registam-se cada vez mais casos de sucesso* no tratamento das Dores Lombares com a Medicina Chinesa.