Dores Cervicais – Dores nas costas

Manifestações das Dores Cervicais

Dores Cervicais são dores que se manifestam na zona do pescoço em resultado de problemas que afectaram ligamentos, articulações, ossos ou músculos da parte superior da coluna, a coluna cervical

Dores Cervicais – Dores nas costas

Para além das dores na zona cervical, manifestam-se por vezes formigueiro ou dormência dos braços e dedos.

Na origem das dores cervicais podem estar distensões, luxações, fracturas, inflamações ou mesmo situações de stress

O aparecimento da dor cervical pode ser súbito e de curta duração, ou pode evoluir para uma situação crónica e incapacitante.

Dores Cervicais e Medicina Chinesa

Para a Medicina Chinesa o pescoço tem um papel fundamental no corpo humano uma vez que assegura, quer o suporte mecânico da cabeça e do cérebro, quer a passagem de inúmeros fluxos vitais de sangue e de energia.

O estreitamento das vértebras, deficiência do rim, a invasão e a estagnação de energias patogénicas estão na origem das dores cervicais. O fígado, ao afectar os tendões do pescoço, pode também contribuir para as dores cervicais.

Os problemas na zona cervical, para além do desconforto ou dor, podem dar origem a problemas de saúde mais graves tais como a enxaqueca, tonturas, ainda zumbidos no ouvido.

Tratamento das Dores Cervicais

O processo terapêutico das dores cervicais passa pelas seguintes etapas:

• Avaliação energética
  • Eliminação da êxtase e relaxamento do pescoço
  • Tratamento local do meridiano da vesícula biliar
  • Tratamento do fígado e rim
O objectivo da Medicina Chinesa é tratar não só os sintomas das dores cervicais mas também as suas causas.