X
GO
Doenças Crónicas

Diabetes – Doença do Metabolismo

Diabetes é uma doença, muitas vezes crónica, que se caracteriza pelo aumento dos níveis de glicose no sangue, resultado da incapacidade do organismo em transformar o açúcar dos alimentos. A incapacidade do organismo em transformar o açúcar, resulta da insuficiência de insulina que deveria ser assegurada pelo pâncreas, órgão responsável pela sua produção.

A insulina é necessária para a transformação da glicose em energia. A sua insuficiência resulta no acúmulo de glicose acima de níveis normais (hiperglicemia), comprometendo o abastecimento de energia do organismo. Calcula-se que, em Portugal, 5% da população sofra de diabetes, sendo que a maior parte de tipo 2, de alguma gravidade, mas não totalmente dependentes de insulina.

O aparecimento de diabetes resulta de múltiplas causas, sendo a maior parte associada a comportamentos alimentares desadequados, a vida sedentária em excesso e, nalguns casos, ao stress. Os que sofrem de diabetes normalmente são pessoas com excesso de peso, não praticam exercício físico, ingerem demasiados alimentos doces, possuem tensão arterial elevada e apresentam índices de colesterol acima do normal. 

Riscos associados a Diabetes:

Diabetes pode tornar-se numa doença crónica e incapacitante. A evolução da doença potencializa o desenvolvimento de  complicações do organismo mais sérias e de enorme gravidade, tais como:

  • Hipertensão e insuficiência cardíaca
  • Angina de peito, ataque cardíaco
  • Acidente vascular cerebral
  • Insuficiência Renal
  • Arteriosclerose
  • Lesão da retina
  • Disfunção e impotência sexual
  • Infecções persistentes

Tratamento de Diabetes com a Medicina Chinesa

De acordo com a Medicina Chinesa, a diabetes pode ser provocada por uma deficiência de yin no fígado, rim ou estômago.. O excesso de calor consome os líquidos orgânicos, lesa o pulmão, provocando secura, sede e garganta seca.

Com a progressão de diabetes, o vazio de yin provoca um calor seco que vai lesar tanto o qi como o yin. O vazio de qi e de yin progride para um vazio de yin e yang geral afectando a circulação do sangue. Quanto mais cedo se iniciar o processo terapêutico contra a diabetes, menor será o risco de surgirem novas patologias associadas.

A Medicina Chinesa tem vindo a registar cada vez mais casos clínicos de sucesso* no combate aos casos de diabetes e na melhoria do estado de saúde dos pacientes:

  • Sem químicos.
  • Sem efeitos secundários
  • De forma equilibrada
  • Sem ansiedade
  • Com efeitos duradouros*
* Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta
Marcar Consulta

Diagnóstico energético 

Antes de iniciar o tratamento de diabetes, o Especialista em Medicina Chinesa executa um rigoroso check up energético, utilizando técnicas específicas para interpretação de sintomas, sinais subtis e aparências do corpo. Alguns dos indicadores são obtidos a partir da observação da língua, face, olhos, pulso ou do próprio corpo.

Complementarmente, podem ser utilizados meios de diagnóstico ocidentais, potencializando a qualidade e rigor do check up,  evidenciando a progressiva integração entre a Medicina Chinesa e a Medicina Convencional.

Programa terapêutico para Diabetes

No tratamento de diabetes com a Medicina Chinesa o objectivo é a erradicação da doença e não apenas a atenuação dos sintomas. O tratamento de diabetes, apesar de depender do diagnóstico, incide normalmente na eliminação do calor excessivo, na harmonização do baço e do fígado e na tonificação do rim e do qi.

O sucesso no tratamento de diabetes está fortemente ligado à motivação do paciente e ao seu nível de envolvimento e empenho no processo terapêutico. O programa terapêutico para o tratamento de Diabetes, faz uso de um conjunto abrangente de disciplinas e instrumentos de Medicina Chinesa tais como a acupunctura, fitoterapia e plano de nutrição, garantindo a complementaridade e maximizando os resultados  clínicos. Na Medicina Chinesa, existem protocolos ou técnicas específicas de acupuntura para o tratamento de diabetes, aplicando-se a mais adequada a cada caso.

Prevenção de Diabetes

Existem cada vez mais pessoas à procura de tratamentos para a prevenção de diabetes, sobretudo pessoas com antecedentes familiares, ou crianças com hábitos alimentares pouco saudáveis.

Na  prevenção da diabetes o Especialista em  Medicina Chinesa, após o check up inicial,  elabora um Plano Nutrição  e Alimentação  tendo em vista a adequação dos hábitos alimentares e inicia sessões de acupunctura de acordo com os indicadores verificados.
Partilhar

Mais sobre Doenças Crónicas