Ciática – Dores nas costas

Origem da Ciática

A ciática resulta da compressão ou inflamação do nervo da espinha lombar provocando dor que se podem estender da zona lombar; às pernas ou mesmo aos pés.

Ciática – Dores nas costas

A compressão do nervo ocorre ou por estreitamento do espaço entre vértebras, ou por hérnias.

Posturas incorrectas, exercício físico reduzido ou infecções podem causar problemas nas vértebras ou nos tecidos associados ao nervo ciático.

A ciática pode evoluir para uma situação de dificultar ou mesmo impedir uma pessoa de andar.

Ciática e Medicina Chinesa

Na perspectiva da Medicina Chinesa, a ciática tem origem, em primeiro lugar, num vazio de chi no rim e em segundo lugar em factores patogénicos externos como o frio e humidade na zona lombar que a longo prazo vão causar uma estagnação local de qi, sangue e humidade

O facto de existir um deficit energético no rim, ou outras debilidades, baixa as defesas para a invasão desses factores externos.

Tratamento da Ciática

A Medicina Chinesa tem como objectivo o tratamento da ciática e não apenas a eliminação dos sintomas.

O processo terapêutico passa pelas seguintes etapas:

• Avaliação energética
  • Tratamento local das vértebras e do vaso governador.
  • Eliminação da estase e dos factores patogénicos
  • Tratamento e tonificação do rim e fígado

Quer a aplicação de moxa nas vértebras, quer a back relief massage permitem obter resultados surpreendentes * logo a partir das primeiras sessões

O tratamento e tonificação do rim permitem tratar a ciática eliminando as suas causas de forma prolongada*.