Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter:

Alergias

Alergia é uma reacção imunológica exagerada a uma substância estranha ao organismo. Trata-se de uma hipersensibilidade excessiva em resultado de um descontrolo do sistema imunitário. Na perspectiva da Medicina Chinesa, as alergias pressupõem vários padrões de desequilíbrio interior e de desarmonia do sistema imunológico.
Alergias – reacção exagerada

Tipos de alergia

Normalmente, as alergias são classificadas por: respiratórias, alimentares e dermatológicas, dependendo do sistema afectado, havendo casos em que uma única substância provoca reacção em mais do que um dos sistemas.

As alergias respiratórias mais comuns são a asma, renite alérgica e a febre dos fenos. Já as alergias alimentares são as mais graves, podendo envolver risco de morte, sobretudo em casos de ingestão acidental. Há também as alergias dermatológicas, em que as mais comuns são os eczemas, dermatites, manchas e urticárias que surgem quando o corpo entra em contacto com substâncias incompatíveis.

Tratamento de Alergias com Medicina Chinesa

No tratamento da alergia, a Medicina Chinesa procura a erradicação das causas da doença, e não apenas atenuar os sintomas. De acordo com a Medicina Chinesa, vários factores patogénicos estão envolvidos nos casos de alergia, sendo o mais determinante o factor “vento frio” no meridiano do pulmão. O frio posteriormente transforma-se em calor provocando estagnação do chi, do sangue e mucosidade. A estratégia da Medicina Chinesa para o tratamento das alergias, além de passar pelo processo de eliminação dos sintomas, trata o chi do pulmão, repelindo o “vento” e fortalecendo o sistema defensivo do corpo.

Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento das alergias:

• Sem químicos
  • Sem efeitos secundários
  • Reforço do sistema imunológico.
  • Efeitos prolongados *

Programa terapêutico para o tratamento de Alergias

No tratamento da alergia com a Medicina Chinesa, o terapeuta utiliza um conjunto abrangente de disciplinas, garantindo a complementaridade do processo, sendo os métodos mais utilizados a fitoterapia, a dietética e a acupunctura. Existem produtos de fitoterapia que visam fortalecer o chi do pulmão ou do baço para impedir a formação excessiva de muco.

A dietética tem um papel determinante no tratamento das alergias, sobretudo nas alergias sazonais. Devem ser evitados doces, lacticínios, iogurtes e alimentos frios que contribuem para a formação de muco nos pulmões. As sopas, verduras e grãos cozidos facilitam a digestão, prevenindo a formação de muco. A acupunctura desempenha também um papel relevante no tratamento das alergias, existindo técnicas e protocolos quer para o alivio imediato, quer para a eliminação da condição alérgica.

Existem técnicas de acupunctura muito recentes como a NAET (Nambudripad's Allergy Elimination Technique) em que o paciente está exposto á substância causadora da alergia simultaneamente com o tratamento de acupunctura.

No tratamento da alergia, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico estabelecido. Apesar de o enfoque ser a erradicação definitiva da alergia, na maior parte dos casos, regista-se redução dos sintomas logo após a primeira consulta.
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter: