X
GO

Dar significado ao Natal

Opte pelo significado, em vez de materialismo

O Natal virá dentro de poucos dias o que significa, naturalmente, a correria para as compras. A época natalícia, se encarada no seu espírito original, oferece uma excelente oportunidade para nos ligarmos às pessoas de que mais gostamos e para relembrarmos o que é verdadeiramente importante na vida.

Truques para gastar menos nas compras de Natal
Contudo, muitas vezes, ficamos obcecados pelas compras e viagens o que, não só compromete a alegria da época de Natal, como também contribui para práticas culturais materialistas que ignoram a importância da sustentabilidade e da ética nos negócios.
Assim, sugerimos três formas de fazer as suas compras de Natal com mais significado e menos materialismo.
Faça você mesmo os presentes

Todos os anos, em alguma revista ou jornal, aparecem sugestões para presentes feitos em casa como uma alternativa acessível e diferente.
No entanto, todos os anos, pensamos nós, nada mais prático e rápido do que comprar nas lojas.
Há pessoas que fazem bolos caseiros para toda a família, economizando tempo e dinheiro, já para não falar da vantagem de evitar as multidões e confusões dos centros comerciais. Há quem faça malhas, camisolas, luvas e chapéus para toda a gente. As crianças tem um jeito particular para este tipo de presentes fazendo desenhos, molduras, bonecos, agendas e tantos outros.

Partilhe uma Experiencia

Em vez de comprar algo apenas para dar um presente, partilhe uma experiência com um amigo ou familiar. Leve-o a um restaurante ou espectáculo ou, para algo mais em conta, organize um passeio ou um picnic. Se não tiver de todo tempo em Dezembro, guarde o seu presente para Janeiro, quando a temporada de festas tiver passado.
Partilhar uma experiencia fortalece a relação e é muito mais memorável do que comprar algo de que a pessoa não precisa.

Dê para uma instituição de caridade

Em vez de gastar dinheiro em bens de consumo, procure uma instituição de caridade em que acredita e envie cheques em nome de cada pessoa da sua lista de presentes.
Se quiser personalizar o presente, escolha uma instituição que você saiba que a pessoa em questão se interessa e preocupa. Se tiver uma tia que adora cozinhar, mande um cheque em seu nome para uma organização que combata a fome. Se tiver um amigo que escreve ou adora ler, faça a doação numa instituição virada para a cultura.

Partilhar
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter:

Mais sobre Anti Aging com a Medicina Chinesa