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10 truques para perder peso sem dieta

Embora muitos especialistas recomendem a perda de peso através de dieta e exercício, é difícil para muita gente seguir uma dieta rigorosa. Muitas pessoas desistem das dietas porque não querem abdicar de certos alimentos ou comer as mesmas coisas todos os dias.

A monotonia de uma dieta causa, muitas vezes, o desejo incontrolável de comer certos alimentos em excesso. Estudos mostram que as mulheres que restringem a ingestão de calorias são mais propensas a ter este tipo de desejos.

Se faz parte deste grupo de pessoas e as dietas rigorosas não são para si, experimente estas 10 dicas para perder peso sem dieta:

1. Coma mais alimentos saudáveis Truques para perder peso sem dieta

Em vez de comer menos, coma mais alimentos saudáveis. Ao incorporar alimentos saudáveis, como frutas, legumes, nozes e cereais integrais na alimentação, pode comer mais quantidade sem se sentir culpado. Estes alimentos são ricos em fibras, o que significa que ajudam a diminuir a fome. A fibra também ajuda a inibir a absorção de açúcares e amidos, o que ajuda a perder peso, ou pelo menos a mante-lo. Beba 2 litros de água por dia de preferência natural.

2. Mexa-se

Não pode perder peso sem fazer exercício, portanto crie o hábito de fazer algum tipo de actividade física. Não é preciso ser uma rotina aborrecida. Levante-se e dance à volta da casa ou vá para a rua e corra com os seus cães. Dê uma volta ao quarteirão com amigos ou ande de bicicleta. Se fizer algo que lhe dê prazer, estará disposto a faze-lo mais vezes.

3. Pratique meditação

O stress pode levar as pessoas a comer ou mesmo a comer demais. Quando as pessoas se sentem ansiosas ou zangadas têm tendência a atirar-se à comida, perdendo a noção daquilo que estão a fazer. Se é uma destas pessoas, considere frequentar uma aula de meditação ou faça exercícios de respiração profunda quando estiver em tensão. Só quando está realmente relaxado é que consegue saborear a refeição, fazendo-o sentir-se saciado e evitando comer em excesso.

4. Distinga a fome física da fome emocional.

Meditar regularmente ajuda-o a distinguir entre fome física e emocional. A fome é uma sensação física, mas algumas pessoas usam os alimentos para alimentar as emoções. Antes de se atirar a um pacote de batatas fritas, pergunte se está realmente com fome, ou apenas chateado com alguma coisa. Se está realmente com fome, pode comer, caso contrário encontre uma forma mais positiva para lidar com o problema.

5. Durma bastante

As pessoas que dormem menos do que as sete horas diárias recomendadas tendem a ganhar peso mais facilmente. A privação de sono faz com que o organismo produza cortisol, uma hormona de stress que pode levar ao aumento de gordura na zona abdominal. A falta de sono também provoca a manutenção dos açúcares e amidos no organismo o que pode levar a ganho de peso. Se dorme menos do que o recomendado, vá para a cama mais cedo ou durma uma sesta durante o dia.

6. Ria-se muito

 Truques para perder peso sem dieta

Assistir a uma comédia, dizer umas piadas ou ler uma história engraçada pode realmente, ajuda-lo a perder peso. Estudos mostram que rir pode acelerar o metabolismo e ritmo cardíaco o que ajuda a queimar calorias. De facto, rir apenas 15 minutos por dia pode queimar cerca de 15.000 calorias por ano.

7. Cozinhe com especiarias

Especiarias adicionam sabor à comida, mas não adicionam calorias. As especiarias também adicionam um aroma delicioso e estudos revelam que pessoas que saboreiam tanto o cheiro como o paladar não são propensas a comer em excesso.

8. Reduza o consumo de sal

Já alguma vez devorou um pacote de batatas fritas bem salgadas acompanhado de um refrigerante cheio de açúcar? Estudos revelam que pessoas que comem alimentos salgados tem tendência a acompanhá-los com bebidas calóricas e açucaradas. Para além disso, alimentos com alto teor de sal aumentam o risco de hipertensão arterial e de problemas cardíacos. Opte por alimentos com pouco sal e deixe de usar o saleiro.

9. Acredite que está a perder peso

Se pensar que está a perder peso, então está mesmo. Um estudo realizado em empregadas de hotel demonstrou que aquelas a quem foi dito que iriam perder peso devido à sua actividade física, de facto perderam. Portanto se acreditar que os seus esforços para perder peso resultam, irão mesmo resultar.

10. Pense positivo

Se se concentrar no seu plano de perca de peso e perder uns quilinhos, faz bem em comemorar. Planeie um dia divertido com amigos ou compre algo agradável. Mesmo que apenas tenha mantido o peso, valorize o esforço e sinta-se orgulhoso por ter seguido o plano. Sentir-se confiante aumenta a probabilidade de continuar no futuro.

Adaptado de: How to lose weight without dieting by Marisa Ramiccio

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