GO
 
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter Paleo (inclui receitas):

Fale Connosco

Lista de Alimentos Paleo

Lista Alimentos Paleo

Características da Dieta Paleo

De uma forma geral, a Dieta Paleo baseia-se nos hábitos alimentares do homem no período anterior ao surgimento da agricultura. Historicamente são reconhecidas as consequências negativas na saúde humana após o advento da agricultura quer ao nível da dramática redução da esperança média de vida, quer pelo surgimento de novas e perigosas doenças. Principais características da Dieta Paleo:

  • Rica em fibras: algumas raízes, folhas, frutos, sementes e bagas
  • Proteínas: carne de caça, peixe, ovos e marisco
  • Ácidos gordos ómega 3: peixe, marisco e bivalves
  • Rica em vitaminas e anti-oxidantes: frutos, bagas e folhas
  • Sem hidratos de carbono de elevado índice glicémico (como por ex, pastas, pizzas, açucares)
  • Sem lácteos
  • Sem cereais

 

Alimentos Paleo Permitidos

  • Vegetais, em especial vegetais da época: folhas (alface, rúcula, agrião, chicória) tomate, abóbora, couve-flor, bróculos, couves, couves de Bruxelas, espargos, courgetes, beringelas, espinafres, cogumelos, pepino, cebola, pimentos, alho, aipo e mais de 150 espécies vegetais.
  • Tubérculos: batata-doce, mandioca, inhame
  • Carne: carne de caça ou de gado alimentado com pasto e não com grãos
  • Peixes gordos: carapau, sardinha, cavala, salmão, arenque e marisco devendo evitar os provenientes de aquacultura
  • Ovos preferencialmente biológicos de galinhas criadas ao ar livre.
  • Conservas de peixe conservadas em azeite virgem extra.
  • Fruta, em especial fruta da época, frutos vermelhos, abacate e côco. Evitar sumos mesmo naturais ou frutas desidratadas.
  • Oleaginosas: amêndoas, cajus, castanhas do Brasil, nozes, pinhão, macadâmias, avelãs. Atenção às calorias. Nada de frutos secos com revestimentos açucarados ou fritos.
  • Sementes: sésamo, abóbora, girassol, linhaça e chia;
  • Gordura: óleo de côco, azeite, manteiga, óleo de abacate, Ghee (manteiga purificada).

 

Alimentos Não Permitidos 

  • Cereais: todos os derivados de trigo, incluindo os integrais, arroz, centeio, aveia e cevada.
  • Açucares processados: refrigerantes incluindo iced-tea, doces, sumos de fruta, bebidas energéticas, chocolates, cereais matinais, bolos e gelados
  • Leguminosas: Feijão, grão, lentilhas, soja e amendoim
  • Lacticínios: leite
  • Gorduras: óleos derivados de grãos e margarinas vegetais
  • Batata branca.
  • Produtos processados e molhos contendo trigo 

 

Alimentos a Consumir com Moderação

  • Produtos fermentados: queijo, iogurte natural com gordura (tipo grego), coalhada, manteiga e produtos ricos em gordura com nata (não UHT) e manteiga. Atenção à intolerância
  • Grão, feijão e amendoim por conterem anti nutrientes
  • Frutas modernas com alto teor de açúcar (frutose).  

Por forma a garantir os melhores resultados, o Nutricionista Paleo especifica quais os alimentos adequados a cada caso, de acordo com os objetivos e condições de saúde individuais

 

Como fazer as melhores opções Paleo

A base dos fundamentos Paleo assenta num estilo de vida saudável através de uma alimentação baseada em produtos naturais, rica em nutrientes, isenta de glúten e produtos processados e, na qual, atividade física e um padrão de sono regular (que pressupõe dormir em média 8h por noite) são pilares fundamentais. O Nutricionista Paleo ajuda a encontrar as melhores opções alimentares e de lifestyle após a definição dos objetivos prioritários – emagrecimento, bem-estar, boa forma, performance desportiva ou longevidade – sempre tendo em conta o estado de saúde e constrangimentos individuais – alergias, estilo de vida, historial clínico, crenças religiosas.   Muitas vezes através de análises clinicas são identificadas carências alimentares que podem dar origem à recomendação de suplementos ou de alimentos específicos.   Sem prejuízo de um rigoroso diagnóstico individual, existem contudo opções alimentares comuns à generalidade das pessoas

Poderá também ter interesse em:

Autora: Dra. Ana Pabla, Nutricionista Paleo



Partilhar
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter Paleo (inclui receitas):