Moxabustão e Medicina Chinesa
Origem da Moxabustão
Com origem no Norte da China, a moxabustão faz parte das técnicas de Medicina Tradicional Chinesa há já milhares de anos.
Em chinês, a palavra moxabustão é representada pela expressão “longo tempo de aplicação de fogo”, uma vez que resulta da combustão de uma determinada substância.
Como se aplica a Moxabustão
Na Moxabustão, uma espécie de acupunctura térmica, é aplicado calor aos pontos de acupunctura, obtido através da combustão de “lã” de moxa, proveniente das folhas de uma planta medicinal – artemisia vulgaris.
As folhas da artemisia são colhidas na primavera, secas ao sol e trituradas até se obter um pó fino e macio.
A aplicação de Moxabustão liberta um cheiro intenso e elevada temperatura com efeitos penetrantes.
Actualmente, são utilizados dispositivos electrónicos substitutos da moxabustão tradicional, com a maior eficácia e de mais fácil aplicação.
A Clínica Meihua dispõe de aparelhos electrónicos de moxa que conferem grande comodidade e eficácia aos tratamentos de moxabustão prolongados e com necessidade de repetição.
Utilização da Moxabustão
Assegurando os efeitos terapêuticos semelhantes aos da utilização de agulhas, a moxabustão é mais utilizada durante o tempo frio ou moderado, sendo muito eficaz quando articulada com outros Instrumentos de Medicina Chinesa.
A Moxabustão tem grande aplicação no tratamento de Doenças Crónicas nos casos de frio, humidade ou deficit de yang.
Um exemplo, entre muitos outros, de aplicação de moxabustão com resultados surpreendentes é o caso de ciática em que são obtidas melhorias muito significativas logo após as primeiras sessões.