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Melhores alimentos para o bom humor

Descubra quais os alimentos para quando precisa de bom humor.
Mudar a alimentação muda o humor? A medicina diz que sim. Os alimentos não são apenas combustível. Alimentam a mente e mudam o nosso humor. Os nutricionistas continuam a investigar as questões que relacionam a alimentação com o humor, mas é evidente já que alguns alimentos contem um factor: “sinto-me bem”
Experimente estes 5 alimentos para o bom humor:

1. Banana

As bananas tem grande capacidade de elevar o humor graças à combinação de vitaminas B6, A e C, fibras, triptofano, potássio; fósforo, ferro, proteínas e carboidratos saudáveis.

Banana - Melhores alimentos para o bom humor
  • Quando come uma banana, obtém um choque energético a partir da fructose e fibra evitando a falta de açúcar no sangue e aumentando o humor.
  • Os carboidratos ajudam a absorção do triptofano no cérebro e a vitamina B6 ajuda a converter o triptofano em serotonina, essencial para o humor.
  • As bananas também são uma grande fonte de potássio. Embora o potássio não esteja directamente relacionado com o humor, é necessário para regular os níveis de fluidos e manter os músculos a funcionar correctamente, fazendo sentir-se com energia e bom aspecto.
  • Finalmente, as bananas também oferecem ferro, que é crucial para a produção de energia e luta contra a fadiga.
  • Melhor ainda: as bananas estão disponíveis todo o ano.
  • Fique ainda mais feliz: Para um batido (smothie) saboroso, misture uma banana com uma mão cheia de espinafres, uma colher de sopa de sementes de linhaça moídas e metade de um copo de sumo de maçã. O espinafre é uma das mais ricas fontes alimentares de ácido fólico (vitamina B9) e a semente de linhaça contem bastante ómega-3. Quando misturados, esses nutrientes ajudam a manter os níveis de serotonina estáveis no cérebro e podem ajudar a reduzir o risco de depressão.

 2. Nozes

As nozes contêm componentes que contribuem para o bom humor, incluindo o omega-3, vitamina B6, triptofano, proteínas e ácido fólico.

Nozes - Melhores alimentos para o bom humor
  • Os níveis altos de ómega-3 têm sido associados ao bom humor e baixas taxas de depressão, enquanto que os níveis baixos de ómega-3 no sangue têm sido associados a altas taxas de depressão e sentimentos negativos.
  • Um estudo realizado em animais, na Harvard Medical School revelou que o ómega-3 e uridina (outra substância encontrada nas nozes que ajuda a metabolizar os carboidratos) actua da mesma forma que os habituais medicamentos antidepressivos.
  • A dose de óleos omega-3 recomendada por especialistas é de 1grama por dia. Obterá aproximadamente essa quantidade, bem como uma saudável dose de fibras e proteínas, em apenas meia dúzia de nozes.
  • Fique ainda mais feliz: Triture nozes e deite num iogurte biológico para obter um delicioso, crocante e cremoso lanche.

3. Sementes de girassol

As sementes de girassol são uma super fonte de folato e magnésio, duas substâncias que desempenham um papel importante na regularização do humor.

Sementes de girassol - Melhores alimentos para o bom humor
  • Apenas uma mãe cheia de sementes de girassol contem metade da quantidade diária recomendada de magnésio.
  • O magnésio, para além de regular o humor, desempenha um papel essencial em centenas de funções corporais. A falta de magnésio é muitas vezes responsável por sensação de fadiga, nervosismo e ansiedade, uma vez que provoca um aumento de adrenalina. Se os níveis de magnésio forem estáveis e suficientes, ajudam-nos a alcançar um estado calmo e relaxado, essencial para o bom humor. Na verdade, é tão eficaz que estudos científicos mostram que suplementos de magnésio são benéficos no tratamento de depressão, tendências suicidas, ansiedade, irritabilidades e insónia.
  • Folato (também conhecido como vitamina B9 ou ácido fólico) é uma vitamina complexo B que está ligada às funções do sistema nervoso. A falta de folato pode resultar em sentimentos de irritabilidade, depressão, confusão mental e insónia.
  • As sementes de girassol são uma boa fonte de triptofano e tem sido recomendadas por nutricionistas como um método natural para aumentar os níveis de serotonina.
  • As sementes são, também, ricas em fibras, o que ajuda a manter estáveis os níveis de hormonas.
  • Fique ainda mais feliz: Experimente esta mistura caseira: Junte sementes de girassol com amêndoas, castanhas do Brasil, passas e bocadinhos de chocolate preto. As Castanhas do Brasil contêm selênio, outro reforço natural de bom humor.

4. Chocolate Preto

Considerado um dos alimentos mais desejados percebe-se porque o chocolate contribui para uma experiência feliz. O chocolate contem uma série de substâncias que elevam o humor, incluindo gordura, açúcar, cafeína, feniletilamina, flavonóis, teobromina e triptofano.

Chocolate preto - Melhores alimentos para o bom humor
  • A cafeína e a teobromina são dois estimulantes naturais que se encontram no chocolate. Juntamente com o açúcar e a gordura, estas substâncias oferecem uma rápida explosão de energia e bom humor.
  •  O chocolate contem também feniletilamina, tiramina, triptofano e magnésio que proporcionam bom humor. Embora essas substâncias sejam encontradas em muitos outros alimentos, até mesmo em concentrações mais elevadas, o chocolate tem vantagens sensoriais: tem uma textura agradável, um sabor intenso e um aroma atraente. Para muitos de nós, só a ideia do chocolate é o suficiente para provocar uma sensação emocional positiva.
  • Quando come chocolate, ocorrem uma série de reacções, incluindo a libertação de serotonina no cérebro e o aumento de endorfinas no organismo. Esta combinação intensa pode resultar temporariamente num salto de humor e até mesmo numa sensação passageira de euforia, o que explica porque é que algumas pessoas recorrem ao chocolate quando se sentem tristes.
  • Finalmente, o cacau é uma fonte natural de flavonoides antioxidantes, que aumentam o fluxo de sangue e oxigenação no cérebro, contribuindo para um melhor funcionamento cerebral.
  • No entanto, nem todos os chocolates são iguais. Para obter os melhores benefícios para a saúde e felicidade, opte por chocolate preto de boa qualidade, com um nível de cacau de 70% ou mais. Quanto mais cacau, mais saudável a composição. Quanto mais escuro, melhor é o chocolate.
  • Fique ainda mais feliz: Amêndoas cobertas de chocolate contem fibras, vitamina E, potássio, magnésio, manganês, cobre, triptofano e vitamina B2. As amêndoas ajudam a diminuir o índice glicémico do chocolate, evitando um aumento do açúcar no sangue. Na verdade, manganês, fibras, cobre e B2 são campões quando se trata de produção de energia – e energia estável é essencial para o bom humor.

5. Ovos (orgânicos)

O ovo pode não ser o primeiro alimento que se lembra quando quer lanchar, mas um ovo cozido é fácil de fazer e de transportar. Se for um ovo de origem biológica é também um lanche bom si e para o seu humor.

Ovos - Melhores alimentos para o bom humor
  • Cheios de proteínas de alta qualidade e ómega 3 (de galinhas com uma alimentação rica em ómega 3), os ovos são uma boa fonte de vitaminas B12, B2 B5 e D. Um ovo cozido contem mais de 20% da quantidade diária de triptofano recomendada
  • Enquanto os hidratos de carbono são fundamentais para a conversão do triptofano em serotonina, a proteína é também uma parte importante do processo. Uma dieta equilibrada que inclui de proteína de alta qualidade, como podemos encontrar em ovos e carboidratos saudáveis, ajuda a estabilizar o açúcar no sangue e evita os altos e baixos emocionais.
  • Nos ovos, a vitamina B12 desempenha um papel significativo na produção de energia, mitigando problemas de memória e sintomas de depressão
  • Fique ainda mais feliz: Junte um ovo a uma tosta integral para obter uma refeição que o satisfaz, um impulso de energia e uma sensação de bem-estar. Os complexos de hidratos de carbono da tosta são uma combinação perfeita para as proteínas dos ovos, uma vez que temporariamente produzem um efeito calmante, oferecendo uma dose de triptofano e desencadeando a produção de serotonina. Os hidratos de carbono ajudam também na absorção do triptofano no cérebro.

Adaptação de:  5 best snacks for mood By Nikki Jong, Caring.com contributing editor

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