Prisão de Ventre

Prisão de ventre, ou obstipação, é uma condição em que se verifica a baixa frequência de evacuação, dificuldade de expulsão de fezes ou produção de fezes duras ou secas.

Prisão de Ventre

A prisão de ventre está associada muitas vezes a:

• Pouco exercício físico;
  • Reduzida ingestão de fibras e de líquidos;
  • Alterações de rotina (viagem, gravidez, etc);
  • Medicamentos e excesso de laxativos;
  • Ignorar vontade de ir à casa de banho;
  • Situações de stress;

Tratamento da Prisão de Ventre com a Medicina Chinesa

Para a Medicina Chinesa, a prisão de ventre tem origens distintas, estando associada a diferentes tipos de desequilíbrio energético:

• Vazio ou falta de chi, sangue ou de yin ou yang. Mais frequente em pessoas idosas, esta desarmonia leva a redução da capacidade de evacuação, e que a pessoa fique muito tempo na casa de banho. Por vezes o paciente apresenta palidez e transpiração excessiva durante a evacuação.
  • Excesso de yang ou estagnação do chi: Observam-se  fezes secas, barriga inchada e gazes.

Má alimentação ou alimentação em excesso, pode provocar calor nos intestinos, que vai consumir os fluxos intestinais.

Alimentos muito frios e excesso de preocupações enfraquecem baço e pâncreas, causando estase de chi,dificuldade em mexer os músculos peristálticos do intestino e acumulação de mucosidades que os entopem.

Falta de fibra e de exercício físico são causas frequentes de obstipação.

O diagnóstico energético, necessário ao estabelecimento do programa terapêutico, é efectuado a partir da interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo, sendo alguns indicadores obtidos a partir da observação da língua, face, olhos e pulso.

Para alívio imediato da prisão de ventre, utilizam-se por vezes técnicas de acupunctura, que actuam directamente no intestino. A aplicação destas técnicas é interessante para proporcionar motivação e alívio no paciente, apesar de não contribuir para a eliminação do desequilíbrio energético associado à prisão de ventre.

O tratamento da prisão de ventre pela Medicina Chinesa incide na eliminação do desequilíbrio energético que está na origem da prisão de ventre, devolvendo ao paciente alívio, sensação de leveza e regularidade nos intestinos.

A Medicina Chinesa tem obtido bons resultados* no tratamento da prisão de ventre:

• Sem químicos.
  • Sem efeitos secundários.
  • Sem ansiedade, sem stress.
  • Efeitos prolongados*.
*Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias e do cumprimento das orientações do terapeuta.