Mais sobre Medicina Chinesa

Medicina Chinesa cura doenças?

Constipações e gripe.

Através da fitoterapia da Medicina Chinesa é possível erradicar muito rapidamente os sintomas da gripe e da constipação. Inúmeras pessoas encontram alívio quase imediato com os produtos naturais da Medicina Chinesa evitando efeitos secundários e químicos. No entanto, muitas vezes ouvimos pessoas queixarem-se de que não existe cura para as constipações comuns. A questão é: Apesar de não existir cura para as constipações comuns, existem coisas que podem ser feitas para diminuir a sua duração e gravidade. É difícil achar que isto não seja a cura.

Medicina Chinesa cura doenças?

Cura o que é?

Existem muitas definições no dicionário para a expressão “cura”. As mais relevantes para o nosso propósito são:

• Cura é um processo

• Cura não indica que a doença nunca mais ocorre (nesse caso seria erradicação)

• Cura envolve tratamento

Cura do cancro.

Quando as pessoas falam da cura para o cancro, não significa que estão a pensar numa forma de o cancro nunca mais acontecer. Apesar de uma vacina para o cancro (ou para constipações) ser uma boa ideia, não é a isso que as pessoas se referem. O que se pretende é evitar sofrimento prolongado ou morte em consequência da doença em causa. Essencialmente queremos reduzir a duração da doença e a sua gravidade para níveis mínimos. Queremos melhorar mais rapidamente e sofrer menos efeitos negativos.

Aplicação universal.

Outra ideia associada ao processo da cura é a sua capacidade de ser aplicada sempre e em qualquer lugar. Não chamaríamos cura a algo que umas vezes funciona e outras não. Talvez seja este o fundamento para a queixa de não existir cura para as constipações.

Resultados clínicos.

Dito isto, através da intervenção de um terapeuta Medicina Chinesa competente, achamos seguro afirmar que são eliminados os sintomas da gripe e das constipações. Se mesmo assim os sintomas se mantiverem ou até piorarem será devido, muito provavelmente, ao não entendimento do terapeuta do quadro pré existente da constituição do corpo do paciente. Este será o caso em qualquer sistema terapêutico, em qualquer doença.

Doenças erradicadas.

Considere qualquer desordem que consideramos curada à luz da medicina moderna. Se alguém voltar a aparecer com essa doença, se a terapia for aplicada inapropriadamente ou se a condição pré existente do paciente tornar a terapia ineficaz, não questionamos, apesar de tudo, a capacidade da terapia para curar aquela doença.

Estratégia da Medicina Chinesa.

Para a Medicina Chinesa curar uma doença simplesmente é restaurar o equilíbrio natural do corpo. Yin e yang entram num relacionamento apropriado um com o outro e todos os aspectos e funções do corpo passam a comportar-se de uma forma típica e normal. O corpo responde facilmente ao stress normal diário e não ocorrem sintomas de bloqueio – dores ou patologias.

As terapias da Medicina Chinesa, quando aplicadas de forma consistente e competente, restabelecem a saúde de muitas patologias e de muita gente.

Afinal como se define a cura? Que mais será preciso que aconteça para se achar que as constipações tem cura?