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Insónia - Distúrbio do Sono

Insónia - Distúrbio do Sono 

 

O que se considera Insónia?

Considera-se que uma pessoa sofre de insónia quando regularmente ocorre uma das situações:

  • Demasiado tempo para adormecer
  • Dificuldade em dormir a noite toda
  • Sonhos e pesadelos nocturnos
  • Necessidade de levantar a meio da noite

Afectando cerca de 20% da população nos países ocidentais, a incidência da insónia é mais expressiva em ambientes urbanos, em pessoas do sexo feminino e em idosos.

  

Quais as causas de Insónia? 

Segundo a Medicina Chinesa, os casos de insónia estão associados a distúrbios energéticos no coração e no fígado.

A energia yin do fígado está ligada às emoções e à nossa atitude perante o mundo, pelo que o stress ou perturbações emocionais afectam a qualidade do sono e provocam insónia.

A energia yang do coração, ligada à razão, quando em excesso entra em conflito com o fígado, perturbando o equilíbrio necessário ao sono.

Cansaço, preocupações e stress podem prejudicar o baço e o pâncreas causando deficiência do sangue e consequente insónia.

Alimentação irregular ou excessiva debilita o baço e provoca humidade e calor no estômago que sobe, perturbando a mente.

 

Tratamento da Insónia com a Medicina Chinesa

Tratamento da Insónia com a Medicina Chinesa

A mais antiga literatura de Medicina Chinesa, o Tratado de Medicina Interna do Imperador  Amarelo, 3 mil anos A.C refere já influência de cada tipo de desarmonia, excesso de yin ou de yang, na qualidade do sono e na forma como se manifesta a insónia. 

Os métodos mais utilizados pelo Especialista em Medicina Chinesa no tratamento da insónia são a acupunctura, fitoterapia e a dietética. No tratamento da insónia, o número de sessões é variável, dependendo da gravidade dos sintomas e da resposta do organismo ao programa terapêutico.

Antes de iniciar o tratamento da insónia, o Especialista em Medicina Chinesa efectua um rigoroso diagnóstico energético, utilizando técnicas específicas que passam pela interpretação de sintomas, de aparências e de sinais subtis do corpo.

Na Medicina Chinesa, existem inúmeros casos clínicos de sucesso* no tratamento da insónia, com importantes benefícios para a qualidade de vida* dos pacientes.

*Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias e do cumprimento das orientações do terapeuta.

Perguntas frequentes sobre Insónia


Quais as vantagens da Medicina Chinesa no tratamento da Insónia?

A principal vantagem da Medicina Chinesa no tratamento da Insonia é a identificação e eliminação da causa.

Vantagens da Medicina Chinesa no tratamento da insónia:

  • Sem químicos
  • Sem efeitos secundários
  • Sem ansiedade, sem stress
  • Efeitos prolongados*
*Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias e do cumprimento das orientações do terapeuta.

Necessito de consulta de Medicina Chinesa?

No tratamento de Doenças Crónicas,  a principal característica da Medicina Chinesa é a procura e eliminação das suas causas e o restabelecimento do equilíbrio. 

Em casos de insónias pouco frequentes, que não afetam significativamente a saúde e qualidade de vida, existem formas de atenuar os sintomas da Insónia e até de erradicar algumas das suas causas.  Veja em baixo " Para dormir melhor, o que devo evitar?"

Em casos de insónia acentuada e repetitiva, são necessários tratamentos, normalmente sessões de acupuntura, a fim de serem eliminadas as causas da insónia, reestabelecer o equilíbrio do organismo, obter bom sono e recuperar a saúde.  

Utiliza-se a Acupunctura no tratamento da Insónia?

A acupunctura é o método terapêutico mais utilizado pela Medicina Chinesa. O que distingue a utilização da acupunctura por um Especialista em Medicina Chinesa pela de um acupunctor é o enfoque nas causas da doença, não apenas nos sintomas, bem como a execução prévia de um check up baseado nas teorias da Medicina Tradicional Chinesa.

Nas sessões de Acupunctura são colocadas agulhas muito finas, descartáveis em pontos específicos dos meridianos energéticos relacionados com o órgão ou órgãos que se pretendem tratar para a eliminação das causas da Insónia

Em cada sessão de Acupunctura, as agulhas podem ser manipuladas segundo técnicas e com duração variáveis, de acordo com o objectivo da terapia. Existe uma enorme variedade de pontos de acupunctura, sendo utilizados mais de 600 habitualmente combinados entre si. Às combinações de pontos, chamam-se protocolos de acupunctura, os quais são seleccionados de acordo com a disfunção em causa.

O objectivo do tratamento de Acupunctura é a regularização da energia que circula através do(s) meridiano(s) associado(s) à insónia, restabelecendo o fluxo energético, o bem-estar e a saúde do paciente.

Que resultados posso esperar?

No tratamento da Insónia, os resultados dependem maioritariamente da identificação das causas e da respetiva eliminação*.

Há casos em que as causas da Insonia são rapidamente eliminadas e os efeitos do tratamentos* fazem-se sentir imediatamente

Noutros casos,  os pacientes sofrem de insónia crónica há já varios anos, tornando-se mais demorada a obtenção de resultados dos tratamentos. 

Os casos de toma prolongada de medicamentos para tentar dormir exigem, para alem da eliminação* das causas da insónia, tratamentos específicos para ajudar a eliminar a medicação.

Em qualquer das situações, observam-se resultados graduais* à medida que o programa terapêutico avança. 

*Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias e do cumprimento das orientações do terapeuta.

O que evitar, para dormir melhor?

Trabalhar até tarde

Segundo a  Medicina Chinesa,  o trabalho, sobretudo o trabalho intelectual, consome o sangue e o sangue é a casa do shen. Explicando de forma simples: o sangue é um conjunto de fluidos que alimenta o nosso corpo; o shen representa o espírito e engloba simultaneamente os 3 conceitos ocidentais de mente, consciência e alma. A questão acerca do sono é que o shen, que está activo e interage conosco enquanto estamos acordados, necessita de repouso e de um refúgio protector enquanto dormimos. Se sangue se estiver debilitado ou agitado (ansiedade), temos dificuldade em dormir ou então não dormimos de todo.

Solução: Marque uma hora para dormir e prometa a si próprio parar de trabalhar pelo menos uma hora antes. É mais fácil recuperar o trabalho do que a saúde.

Comer muito antes de dormir

É como se existissem a fazer obras junto à sua cama. O shen tenta descansar depois de um dia de trabalho, mas o estômago, perto do coração, está ocupado com o processo digestivo, a fazer o seu trabalho, não deixando ninguém dormir.

Solução: Coma mais cedo. Se tiver mesmo de comer tarde, coma uma refeição ligeira e nutriente.

Pensar bastante e preocupar-se.

Esta é uma das principais causas de insónia. Para além de consumir o sangue está a agitar o coração e a afectar a circulação de energia do coração. A deficiente circulação (palpitações, taquicárdia) pode afectar o coração ou outros sistemas funcionais do organismo, criando a dificuldade em adormecer.

Solução: É necessário mudar a atitude, fugindo dos pensamentos excessivos ou das preocupações. Para situações esporádicas ou casos agudos, sugerimos que se sente na cama, com os músculos relaxados e inspire profundamente, expandindo o estômago enquanto enche os pulmões de ar sem forçar demasiado. Expire de seguida. Faça isto, focando a sua atenção num ponto cerca de 5 cm abaixo do umbigo. Repita este ciclo 10 vezes, seguindo-se de outras 10 respirações normais sem forçar. Quase sempre esta técnica produz resultados de imediato

Dormir num quarto desconfortável

Se estiver desconfortável, simplesmente não consegue dormir. O que é que não corre bem? Talvez a almofada? Ou um colchão mais suave, ou mais rijo? Está calor?, Frio?Janela aberta ou fechada? Existem barulhos? Cortinas mais escuras?

Solução: Não é uma questão específica da Medicina Tradicional Chinesa, mas do senso comum. Pode pedir a alguém que lhe faça uma avaliação Feng Shui do quarto, mas a abordagem da questão usando o senso comum normalmente é suficiente.

Sugestão: Deite-se calmamente na sua cama e tente descobrir o que é que o distrai do ambiente sossegado e confortável que necessita. Mentalmente, decida resolver as anomalias detectadas e, enquanto não o faz, concentre-se nas outras sugestões aqui apresentadas. Por vezes o próprio facto de descobrir o que o impede de dormir basta para anular o seu efeito

Alimentar-se mal.

Se não se alimenta bem, ingerindo alimentos completos em nutrientes que necessita para o seu dia a dia e para o sangue, não vai conseguir fazer grande coisa, incluindo dormir bem. Em particular os alimentos que de facto fortalecem o sangue como os vegetais, cereais completos, algumas carnes e alguns peixes, ajudam a criar uma ambiente rico no sangue onde o shen se vai sentir confortável.

Solução: Coma o que sabe que lhe faz bem. Evite os “suspeitos” do costume como os alimentos muito doces, hidratos carbono refinados, alimentos processados, etc…..

Não cultivar o espírito.

Tudo o que fizer para cultivar a sua alma, senão o fizer de forma regular, não deixará efeitos duradouros. Faz-lhe sentido? Talvez você faça yoga, ou dê passeios à noite, ou brinque com o seu cão, ou vá à igreja ou tudo isto. Ou então talvez leve a sua espiritualidade tão a sério que fica a contemplar a lua, senta-se para meditar todas as noites, lê toda a literatura sobre espiritualidade que lhe chega às mãos. O que é indissociável é que se tem dificuldades em dormir é porque de alguma forma negligenciou as coisas que o fazem sentir-se mais completo.

Solução: Não se preocupe se as actividades que o fazem sentir-se bem não se enquadram na classificação de “prática espiritual” utilizada pelos media. O que é importante é que o façam sentir em paz e felicidade e que não violem as outras sugestões aqui apresentadasSugestão: Seja que actividade for  que lhe proporcione uma sensação de bem-estar e plenitude, faça-o com regularidade. Mesmo que não lhe pareça relacionada com os seus padrões de sono, pratique-a de forma regular que, desde que não existam outros bloqueios na sua vida, vai com certeza dormir bem.

Beber álcool e café em quantidade 

Sabemos já numa perspectiva de medicina convencional em que medida e porquê o álcool e café prejudicam o sono. 

E na perspectiva da Medicina Chinesa? Estas substâncias tem por natureza um temperamento quente, o que significa que introduzem calor no organismo, calor esse que vai acumular-se em órgãos e agitar o sangue. Quer o Fígado quer o Coração são ambos facilmente influenciáveis pelo calor. O Coração associa-se ao shen e o Fígado ao hun e ambos são importantes para um sono saudável. Já falámos no shen O hun tem uma correspondência com o subconsciente humano e portanto com os nossos sonhos. Se o fígado e o coração forem afectados pelo calor, então quer o hun quer o shen não conseguem descansar, provocando insónia.

Solução: Beba álcool e café moderadamente, tente não ultrapassar as 2 doses diárias, sobretudo se tem tendência para reter calor. 

Existem outros factores causadores de Insónia?

Não sendo uma doença em si, a insónia é antes uma condição que resulta de factores múltiplos, pelo que a cura deve incidir na eliminação das causas.

Alguns problemas causadores de insónia:

  • Stress, ansiedade e depressão
  • Adolescência ou envelhecimento
  • Cafeína, nicotina e álcool
  • Alguns medicamentos
  • Dores
  • Problemas respiratórios e digestivos
  • Hábitos de sono irregulares
  • Fixação em redes socias e TV
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