Dores Reumáticas

Dores reumáticas são as que resultam da degradação do sistema musculoesquelético sem que tenham tido origem em quedas ou em traumas. As dores reumáticas podem ser localizadas, artrites ou artroses, ou, quando surgem nas costas ou generalizadas, as dores reumáticas estão relacionadas com a osteoporose.

Dores Reumáticas - Medicina Chinesa

Os principais causadores das dores reumáticas são:

• Idade
  • Obesidade
  • Sedentarismo
  • Tabaco
  • Álcool em excesso
  • Ingestão excessiva de medicamentos

Tratamento das Dores Reumáticas com a Medicina Chinesa

Na perspectiva da Medicina Chinesa, as dores reumáticas correspondem a um SOD - síndroma de obstrução dolorosa, podendo afectar todas as pessoas em algum momento das suas vidas. As dores reumáticas resultam da exposição a factores climatéricos, como o vento, frio, calor ou humidade, sendo que o nível de resistência das pessoas a estes factores depende sobretudo da sua alimentação, exercício físico e tensões.

A forma de tratar as dores reumáticas depende sobretudo do tipo e localização do síndroma. No caso do síndroma tipo vento, as dores reumáticas movem-se duma articulação para a outra, dos ombros para o pescoço, dos dedos para as mãos, irradiando pelos meridianos. No síndroma tipo calor as dores reumáticas manifestam-se através de inflamações, com sensação de calor e dor intensa como ocorre nos casos de artrite, e artrose.

As dores reumáticas, consideradas pela Medicina Chinesa um síndroma de vazio ou insuficiência do rim, êxtase de qi ou sangue e invasão de factores patogénicos, são tratadas nas seguintes frentes:

• Exclusão dos factores externos
  • Eliminação da estagnação local
  • Nos casos crónicos, tonificação do órgão afectado

Na exclusão dos factores externos a abordagem depende da sua relevância:

• Vento: tratar o xue (sangue) do fígado.
  • Frio: tonificar o yang do rim.
  • Humidade: tonificar o baço
  • Calor: tirar calor e tonificar yin do rim.

Registam-se cada vez mais casos de sucesso* clínico no tratamento das Dores Reumáticas com a Medicina Chinesa.