Dores Musculares

Dores musculares, também designadas por mialgias, resultam de tensões nos músculos, localizadas ou não, e que podem assumir formas e gravidade distintas. A lombalgia e tendinite são tipos de Dores Musculares localizadas, sendo que a fibromialgia pode ser generalizada a todo o corpo.

Tratamento de Dores Musculares com a Medicina Chinesa

Para a Medicina Chinesa, as dores musculares são uma obstrução ou vazio do fluxo de energia em determinados canais, dificultando a movimentação do Chi (energia) e do Xue (sangue) na zona afectada. A deficiente circulação de energia provoca uma estagnação, a qual induz uma diminuição de nutrientes nos músculos, dificultando os movimentos de contracção e relaxamento e impedindo a recuperação muscular.

Após a identificação da zona do corpo afectada, são aplicados os instrumentos de Medicina Chinesa adequados à gravidade e especificidade do caso, sendo os mais utilizados a acupunctura, moxabustão e a fitoterapia. As dores musculares podem também ter origem em SOD – Síndroma obstrução dolorosa, em resultado de invasão de factores externos como o vento, frio, humidade, calor.

No tratamento das dores musculares, para além de retirar a estagnação, a Medicina Chinesa tonifica o fígado e o baço consoante os casos. Muitos pacientes optam pela Medicina Chinesa para tratamento das dores musculares após utilizarem analgésicos que não eliminaram as causas destas dores musculares

A Medicina Chinesa obtém resultados clínicos tanto mais eficazes e prolongados* quanto mais cedo for iniciado o processo terapêutico para o tratamento das dores musculares.