X
GO
Mais sobre Medicina Chinesa
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter:

10 dicas anti stress

Existem formas saudáveis de lidar com o stress que protegem o cérebro e outras partes do corpo dos seus efeitos negativos.

Dicas Anti Stress - Medicina Chinesa
Nem toda a gente é igualmente vulnerável ao stress. Tanto a genética, como as experiências desempenham um papel na forma como o corpo reage ao stress. Tente reparar nas suas reacções ao stress: permanece calmo quando a pressão aumenta ou sente o pulso a acelerar só de pensar numa situação stressante?
Uma vez que fique consciente que partes do seu corpo e de que forma reagem ao stress, está apto a usar estas dicas anti stress:.
 
1. Resolva a situação que lhe causa stress, se possível. Provavelmente não terá grande controlo sobre as causas do stress, mas se houver algo que possa fazer para resolver a sua situação, faça-o! Converse com amigos sobre o que pode fazer para mudar situações menos boas e considere pedir ajuda a um especialista em resolução de conflitos, se necessário.
 
2. Passe tempo com as pessoas de que mais gosta e cultive amizades saudáveis. Pesquisas demonstram que uma boa rede social beneficia a saúde mental. Pode evitar que se sinta só, isolado, ou desadaptado. Amigos e parentes próximos podem ser bons conselheiros e sugerirem novas formas de lidar com os problemas. Para além disso podem ser uma excelente forma de distracção em relação ao que o está a incomodar. Se a sua rede de amigos é reduzida, pense em voluntariado, juntar-se a grupos com actividades ao ar livre ou integrar um grupo de amizades online.
 
3. Escolha uma actividade que goste. Parte do stress deve-se ao facto de sentir que nunca tem tempo que chegue. Por isso adicionar novas actividades pode parecer a última coisa de que precisa. Mas se exercer, nem que seja por pouco tempo, uma actividade de que realmente gosta, o benefício poderá ser enorme: Sentir-se-á mais calmo e mais feliz e conseguirá lidar melhor com o trabalho e com outras obrigações. Quer seja tocar música, trabalhar um objecto artístico ou no seu carro, faça alguma coisa que realmente o absorva e relaxe.
 
4. Experimente técnicas de relaxamento. Meditação, yoga e chi kung podem ajudar a acalmar a sua respiração e o seu ritmo cardíaco, bem como dirigir a sua mente para dentro de si, para longe do que lhe causa stress.
 
5. Exercite-se com regularidade. Quer seja caminhar ao ar livre com um amigo ou fazer uma aula de ginástica, manter-se activo ajuda-o a relaxar e a desligar a resposta do seu corpo ao stress.
 
6. Durma bastante. Quando está bem descansado, consegue enfrentar as situações de stress com mais calma.
 
7. Tenha uma alimentação saudável. O stress agarra-se demasiado ao seu corpo, por isso ajude-o a sair, comendo frutos e vegetais frescos e alimentos de baixo teor de gordura e proteína.

8. Aprecie o que há de bom na sua vida. Parece tolice, mas focar os pensamentos nas coisas positivas da vida, em vez dos assuntos stressantes, pode ser bom para a sua saúde física. Estudo demonstra que emoções positivas ajudaram pessoas a mais rapidamente normalizarem o seu ritmo cardíaco depois ter acelerado durante um esforço.

9. Ria-se! Estudiosos continuam a investigar os efeitos precisos do riso nas hormonas do stress, mas descobertas sugerem que o riso tenha um efeito de alívio do stress no ritmo cardíaco, respiratório e na tensão muscular. A sua própria experiência provavelmente já o convenceu de que rir o faz sentir-se melhor.

10. Procure aconselhamento profissional, se necessário: O stress crónico extremo não é assunto para brincadeiras. Pondere a ajuda de um profissional se acha que estão em causa danos sérios na saúde.

Adaptado de: Stress and the Brain por Deepak Chopra
Partilhar
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter: