X
GO

Controlo de Peso com Medicina Chinesa

Controlo de Peso com Medicina Chinesa

Uma digestão desapropriada reduz as capacidades do organismo de transportar e transformar os alimentos e líquidos, levando a um acumular de humidade e mucosidade ou, como sabemos, excesso de gordura corporal.

10 sugestões da Medicina Chinesa para o controlo do peso

  1. Evite água gelada e alimentos muito frios. A digestão é um processo de aquecimento. O frio arrefece e abranda as funções digestivas normais. Água gelada e bebidas frias apagam ou enfraquecem o calor necessário à digestão. Não coma comida acabada de retirar do frigorífico. Aqueça-a.

  2. Reduza consumo de açúcares, doces, fritos, alimentos gordos, leite e lacticínios. Açúcares e doces provocam aumento de fluidos no corpo, criando excesso de mucosidade e de humidade e problemas digestivos. O mesmo se passa com os fritos e alimentos gordos. Leite e lacticínios são considerados alimentos frios e doces, pelo que provocam demasiada mucosidade.

  3. Prefira os alimentos cozinhados em relação aos crus. Embora muita gente pense que os alimentos crus (frutos, vegetais e saladas) proporcionam mais nutrientes, de acordo com a Medicina Chinesa, os alimentos crus são demasiado frios e de difícil digestão, não permitindo que o organismo absorva de facto esses nutrientes. Alimentos levemente cozinhados fazem digestões mais fáceis, permitindo melhor absorção e maior ganho líquido de nutrientes. A fim de balancear a alimentação, os alimentos crus deverão ser consumidos preferencialmente no verão.

  4. Mastigue bem os alimentos. A digestão começa na boca. A mastigação aquece e despedaça os alimentos, facilitando o trabalho no estômago.

  5. Evite petiscar repetidamente ao longo do dia. Petiscar provoca retenção de alimentos e estagnação da digestão.

  6. Não coma ao final da noite. A esta hora o metabolismo está mais lento e os alimentos tem tendência a simplesmente ficar lá, causando estagnação e ganho de peso.

  7. Evite comer demais. Comer demais enfraquece o calor da digestão e provoca retenção de comida

  8. Evite comer debaixo de tensão ou stress. De acordo com a Medicina Chinesa, o stress afecta as funções energéticas do fígado, com impacto nas funções digestivas normais.

  9. Reduza o consumo de sal. O sal retém fluidos no organismo e quando ingerido em excesso dificulta a eliminação de líquidos.

  10. Exercício, exercício, exercício. Fundamental para um programa de perca de peso bem sucedido.

Muita gente pode seguir todas estas sugestões e mesmo assim não perder peso.

Acontece então desistirem deste programa natural de perca de peso e muitas vezes tentam drogas ou dietas de emagrecimento rápido. Por vezes esta opção também não funciona. O problema é após anos e anos de digestões danosas, o metabolismo simplesmente não funciona como deveria.

A Medicina Chinesa através da Acupunctura e da Fitoterapia pode ser utilizada para estimular o metabolismo, dissolver acumulações de gordura, regular o apetite e fortalecer o sistema digestivo.

Reforçando a “chama por baixo da panela” a Medicina Chinesa actua ao nível da raiz do problema, reequilibra o organismo e permite que o corpo se cure a si mesmo

Partilhar
Fale Connosco

Mais sobre Emagrecer