X
GO
Mais sobre Medicina Chinesa
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter:

Alimentos anti stress

Existem formas saudáveis de combater stress permitindo evitar os seus efeitos negativos e reequilibrando a saúde. Para além das dicas anti stress relacionadas com comportamentos,a alimentação pode desempenhar um papel fundamental no tratamento ou prevenção do stress
 
Alimentos Anti-Stress - Clínica Meihua
A Medicina Chinesa sugere algos alimentos que podem melhorar significativamente a forma de reagir a situações de stress:

  1. Cenoura. As cenouras ajudam a baixar a tensão arterial, fortalecem o coração, o estômago e o baço, aumentam a energia do corpo e são ricas em caroteno que é convertido em vitamina A no fígado. A vitamina A é importante para tratamentos de doenças oculares e principalmente para olhos secos. Estudos revelam que a falta de vitamina H, abundante nas cenouras, conduz à depressão e à fadiga.
  2. Abóbora. Óptima para a irritabilidade e depressão, a abóbora contém grande quantidade de zinco que, segundo estudos, é um mineral essencial para transformar os triptófanos em serotonina, a hormona de felicidade. Descasque-a, corte-a e grelhe-a com um fio de azeite. Beneficia o estômago e humedece os intestinos, melhorando a digestão. 
  3. Leite de Cabra. Contém um elevado teor de cálcio, óptimo para fazer subir o ânimo e necessário para a transmissão dos impulsos nervosos. A falta deste mineral tranquilizante aumenta o nervosismo e a irritabilidade. Segundo a Medicina Chinesa o leite de cabra é de natureza morna e doce e por isso reforça todo o corpo, tonifica o baço e o estômago.
  4. Tofu. Rico em cálcio e magnésio e triptófanos o tofu é muito eficaz no combate à depressão e irritabilidade. Além disso o tofu é bom para diarreia, anemia, menstruação irregular e diabetes. O tofu elimina o calor tóxico do organismo, promove a circulação sanguínea e fortalece os intestinos.
    Se a textura do tofu não o convence, misture-o com um batido e poderá desfrutar dos seus benefícios sem notar a sua presença.
  5. Quinoa. Tem a mais alta percentagem de proteínas de todos os cereais e inclusive mais cálcio que o leite. É muito equilibrada em aminoácidos essenciais e é quase uma proteína completa. A quinoa tem um sabor doce e tem a propriedade de aquecer todo o corpo, fortificando-o. Tonifica o yang do rim  energizando as funções de todo o corpo especialmente do pericárdio.
  6. Alcaçus. A raiz de alcaçuz contém glicirrizina, um composto que inibe a libertação de cortisol e que ajuda o corpo a lidar com o stress. Contém ainda isoflavonas, compostos orgânicos utilizados no tratamento da depressão. O alcaçuz também lubrifica e desintoxica os pulmões e usa-se para dores abdominais e fadiga.
  7. Amêijoas.  Muito ricas em vitamina B as amêijoas contribuem para prevenir a depressão e o stress. Muito saborosas e fáceis de preparar as amêijoas refrescam e nutrem o Yin, facilitando a distribuição dos líquidos no corpo.
  8. Toranja. Rica em ácido fólico, crucial no transporte de oxigénio ao cérebro, a toranja tem um papel chave na produção de serotonina fundamental para prevenir a depressão e stress. A casca de toranja promove a digestão e equilibra a energia. 
  9. Trigo. A trimetilglicina presente no trigo contribui para a produção de compostos cerebrais que melhoram o estado de espírito, a energia, o bem-estar, a capacidade de alerta, a concentração e a visão. Nutre a energia do coração e por isso é bom para palpitações, histeria e insónias Também é bom para fraqueza do estômago e diarreia. Opte pelo trigo integral quando compra pão, pastas ou cereais.
  10. Feijão Branco. A noradrenalina que deriva da dopamina presente no feijão branco dá-nos a sensação de prazer e motivação. Se se sente apático e sem vontade para fazer nada, prepare uma lata de feijão branco com um pouco de azeite e mostarda e sentir-se-á como nunca.
  11. Chocolate. Com alto teor de feniletilamina, o chocolate tem uma acção estimulante a anti depressiva semelhante à epineprina e anfetaminas. Isto explica porque o bom chocolate tem características viciantes e de elevação do humor.
  12. Chá de Ginseng. Diversos estudos demonstraram que esta substância bastante antiga melhora a resposta do organismo ao stress, reduz a sensação de ansiedade e proporciona energia. Tem uma natureza morna e doce, tonifica a energia yang, pelo que é bom para estados de astenia e prostração.
  13. Atum. Proporcionando grandes quantidades de vitamina B6 o atum contribui para a produção de serotonina essencial para prevenir a depressão e o stress.
  14. Tâmara. Tonifica a energia e o sistema digestivo principalmente o baço e o pâncreas. É óptima para a diarreia, insónia, astenia. Contém uma grande quantidade de vitamina C. Também tem um efeito de expansão dos brônquios sendo indicada para melhorar a respiração.

Artigo de Cláudia Barradas, Especialista em Medicina Chinesa.


Partilhar
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter: