X
GO
Mais sobre Medicina Chinesa
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter:

5 benefícios do Chá para a Alma

Sabemos que o chá proporciona benefícios para a saúde.  E ainda bem. Só que não chega ao fundo do verdadeiro poder do chá. 

Medicina Chinesa - 5 benefícios do Chá para a Alma

É possível listar um conjunto de benefícios do chá para a saúde numa perspectiva da Medicina Chinesa, mas neste momento vamo-nos debruçar apenas em 5 dos menos conhecidos benefícios do chá para a alma na perspectiva da Clínica Meihua.

  1. Convite para abrandar. Basta darem-me um bule, uma chávena e folhas de um bom chá para eu me sentir bem. A vida é demasiado agitada para muitos de nós, tornando-se difícil arranjar tempo para deixar o espírito flutuar, usufruir a vida e esquecer as preocupações. O Chá proporciona ocasião para relaxar e ao mesmo tempo uma agradável experiência. É recomendável utilizar um bom chá a fim de realçar a experiência e torná-la mais especial. Mini-férias numa chávena de Chá.

  2. Envolver os sentidos. À medida que mais aprendemos sobre o Chá, percebemos que envolve todos os sentidos. Os olhos deleitam-se com a beleza das folhas de Chá, com o requinte da chávena ou com a vista da sala.  Cheiramos o aroma complexo do Chá enquanto o tomamos ou enquanto está a ser preparado. Apesar de o som

    não ser uma característica própria do chá, é bom tentar “ouvir” o que o Chá nos diz: Donde vem? Foi colhido gentilmente? Qual a história?  Sinta as folhas antes de as ferver. Sente a leveza? E que agradável é o calor da chávena enquanto a segura. E finalmente o principal sentido: o sabor. Pode-se provar o Chá tal como se faz com o vinho. Experimente e veja como é divertido. Deixe o Chá percorrer a língua e a boca e tente identificar os sabores. Saboreie o Chá e pergunte se alguma vez vai voltar a encontrar o mesmo Chá.

  3. Contacto com outras culturas. À medida que aprende a beber Chá, aprende também sobre as culturas que o produz.  O Chá faz parte vital de muitas culturas e comunidades. Tomar Chá promove o conhecimento dessas pessoas.  É importante saber de onde vem e de que forma é preparado e tomado no país de origem.

  4. Benefícios espirituais. Tudo o que dissemos até agora, pode fazer parte de uma “experiência espiritual”. Prestarmos atenção à experiência de tomar Chá não é nada de transcendental, mas pode ser incorporado na rotina de meditação ou oração. Há quem aprecie tomar Chá logo de manhã, enquanto observa o nascer do sol. Aclama a mente e abre-nos para novas experiências subtis neste universo onde vivemos.

  5. Equilíbrio do organismo. Apesar de não pretendermos debruçar sobre os benefícios do Chá para a saúde, lembramos apenas: Muitos dos Chás, especialmente os envelhecidos, proporcionam os elementos necessários ao nosso corpo. Apesar de alguns Chás terem uma forte componente de cafeína, beber um bom Chá proporciona um efeito estabilizador e reequilibrante imediatamente perceptível.

Partilhar
Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter: