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10 Super Alimentos para a Saúde da Próstata

Uma alimentação rica em produtos naturais e integrais é não só boa para a saúde em geral como também para a saúde da próstata. Estudos revelam que algumas susbtâncias contidas nestes alimentos tem grande potencial para prevenir e tratar questões de saúde ligadas à próstata, incluindo prostatite, hipertrofia benigna da próstata e cancro da próstata. Por outras palavras, temos a capacidade de promover a saúde da próstata sempre que escolhemos uma refeição.

Castanha do Pará

1. Castanha do Pará

De todos os tipos de nozes, estas da América do Sul são especialmente ricas em selénio, muito importante para a saúde da próstata.

De todos os tipos de nozes, estas castanhas da América do Sul são especialmente ricas em selénio, muito importante para a saúde da próstata. De facto, apenas 30 gramas de castanhas do Pará contêm dez vezes a dose diária recomendada de selénio. Para além disso, possuem todos os aminoácidos necessários para as classificar como uma proteína completa e são uma boa fonte de magnésio e a tiamina. No entanto, o seu consumo deve ser moderado devido ao elevado valor de gordura, 3 a 4 nozes por dia é o suficiente para uma próstata saudável.

Bróculos

2. Brócolos

Os brócolos são uma fonte de benefícios nutricionais muito importantes, normalmente não descritos numa tabela nutricional convencional. Sendo um membro da família das crucíferas (que engloba as couves, a couve-flor), os brócolos contêm uma grande quantidade do fitonutriente sulforane, que apresenta propriedades anti-cancerígenas. O sulforane promove a actividade das enzimas desintoxicantes do organismo, o que ajuda a eliminar mais rapidamente elementos potenciadores de cancro. Mais sobre os bróculos

Pimenta Cayena (piri-piri)

3. Pimenta Cayena (piri-piri)

A pimenta cayena (Capsicum annuum) contém uma concentração elevada de uma substância chamada capsaicina, que lhe confere o temperamento picante quante. A capsaicina é conhecida pela sua capacidade de redução de dor mas também tem a capacidade de eliminar células cancerígenas, incluindo as que afectam a prostata. Esta substância faz com que as células cancerígenas “cometam suicidio” (apoptose) uma vez que ataca a as mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia da célula, mas sem afectar as células saudáveis à volta.

Chá Verde

4. Chá Verde

O poder medicinal do chá verde é atribuído aos compostos antioxidantes chamados catequinas, um tipo de polifenol já demonstrado ser capaz de destruir determinadas bactérias e vírus, fortalecer o sistema imunitário e combater diversas formas de cancro, incluindo o da próstata. Os investigadores demonstraram que os polifenoís do chá verde podem baixar significativamente os níveis de PSA e de dois biomarcadores do cancro da próstata. Vários estudos demonstram que a toma diária regular de chá verde reduz o desenvolvimento do cancro da próstata. Mais sobre chá verde

Cogumelos

5. Cogumelos

Os cogumelos, em especial as variedades asiáticas, apresentam grandes benefícios para a saúde, incluindo a sua capacidade para combater o cancro. Uma das variedades de grande importância é o cogumelo shiitake. Estes cogumelos contêm lentinana que é um composto activador do sistema imunitário que inibe o crescimento do tumor.

Os cogumelos asiáticos contêm também um poderoso antioxidante chamado L-ergotioneína, em grandes concentrações em cogumelos shiitake, reishi e maitake, com propriedades protectoras das células, incluindo as da próstata.

Para incluir cogumelos na alimentação, é preferível optar pelas variedades asiáticas, excelentes quando cozinhados, adicionados nas sopas (sopa de miso, por exemplo), salteados, guisados e em molhos de massas. Para maximizar os benefícios para a sua saúde e em especial para sua a próstata, prepare os cogumelos com legumes cozinhados no vapor e acompanhe com cereais integrais.

Romãs

6. Romãs

As româs tem vindo a ser alvo de maior investigação à medida que os cientistas descobrem mais benefícios deste fruto. As romãs são particularmente ricas em anti-oxidantes e em punicalagina e de ácido elágico, fitonutrientes muito relevantes na acção9 contra o cancro, em particular ao cancro da mama, do cólon e da próstata. O ácido elágico tem a capacidade de inibir a formação da rede sanguínea dos tumores e induz a apoptose das células cancerígenas. Mais sobre benefícios das romãs

A ingestão regular de romã, em especial na sua época, é bastante recomendada. Fora da sua época, se necessário, pode recorrer ao sumo ou a suplementos.

Pevides de abóbora

7. Pevides de abóbora

As sementes de abóbora são benéficas para a próstata, especialmente em situações de hipertrofia benigna (HBP). Quando há HBP há um aumento do tamanho da próstata com alterações urinárias e é mais frequente em homens com mais de 50 anos. Uma das razões para este aumento é o excesso de estimulação das células da próstata pela testosterona e óleo contido nas sementes de abóbora ajuda a impedir que as hormonas despoletem a multiplicação das células.

As sementes de abóbora são igualmente ricas em carotenoides, ácidos gordos omega 3 e zinco que mantém a saúde da próstata. Mais sobre pevides de abóbora

Salmão

8. Salmão

O salmão é uma forma deliciosa de se obter um nutriente importante para a saúde da próstata, o omega 3. Peritos descobriram que o ómega 3 do peixe atrasam o desenvolvimento e progressão dos tumores na próstata em homens que já sofrem da doença e ajudam a prevenir noutros. Estudos em 2009 revelaram que comer salmão pelo menos uma vez por semana reduz o risco de desenvolver cancro na próstata mesmo em homens com predisposição genética.

Uma questão sobre o salmão é se deve ser comprado no estado selvagem ou proveniente de viveiro. Estudos revelam que o salmão de viveiro tem bastantes mais toxinas que o selvagem, bem como vestígios de antibióticos. A opção selvagem é, seguramente a mais saudável, sempre que possível.

Tomate

9. Tomate

Para além de um alimento muito popular, o tomate é uma excelente fonte de licopeno, um fitonutriente, mais especificamente um carotenoide, com propriedades antioxidantes que promovem a saúde da próstata.

Apesar do tomate fresco ser nutritivo, o licopeno torna-se mais disponível quando o tomate é processado porque se destroem as paredes das células do tomate. Assim a polpa, o molho, a sopa e sumo de tomate oferecem maior protecção antioxidante para a próstata do que o tomate fresco. Um copo de sumo de tomate com regularidade pode contribuir bastante para a saúde da sua próstata. Mais sobre tomate

Açafrão

10. Açafrão

O açafrão é uma planta perene cujas raízes são a base desta especiaria. O elemento activo é a curcumina que lhe confere o seu sabor amargo e apimentado.

Tradicionalmente, o açafrão tem sido usado para combater inflamações, constipações e asma, mas os cientistas também já lhe descobriram propriedades anti-cancerígenas. Um grupo de cientistas da Universidade de New Jersey descobriu que o açafrão sozinho ou combinado com um fitonutriente disponível nos vegetais crucíferos (brócolos, couve, entre outros) pode ser muito eficaz na prevenção e tratamento do cancro na próstata, e que a combinação pode reduzir bastante o crescimento do tumor. Que tal um arroz integral de brócolos temperado com um pouco de açafrão?

Adaptado por Sara Finote de The 10 Super Foods for Men´s Prostate Health

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