X
GO

Top 10 dos piores alimentos para a saúde

Top 10 dos piores alimentos para a saúde

À nossa volta, - lojas, escolas, cinemas, aeroportos, rua - vemos demasiadas oportunidades para comprar alimentos ou com excesso de açúcar ou com químicos ou com sal e gordura a mais. Produtos que não deveríamos sequer provar, muito menos consumi-los regularmente.

Analisámos a lista doa 10 piores alimentos para a saúde da especialista Michelle Schoffro Cook e procurámos identificar, à luz da Medicina Chinesa, quais as consequências da sua ingestão.

10º Lugar: Gelado

Nas versões industrializadas, os gelados contem altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e flavors , muitos deles com neurotoxinas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.

De acordo com a Medicina Chinesa o a natureza fria do gelado é desaconselhável a quem sofra de vazio de yang do rim (ex: pessoas com lombalgias) ou com vazio de chi do baço (ex: obesidade, prisão de ventre, má digestão,…)

9º Lugar: Salgadinho de milho, chips.

Desde que existem alimentos transgénicos a maior parte do milho que comemos é “comida Frankenstein”. Este alimento pode causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, lavando a mudanças de humor, ganho de peso e irritabilidade. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frito em óleo, muitas vezes rançoso.

8º Lugar: Pizza

A maior parte das pizzas congeladas está cheia de corantes e conservantes, para além de serem feitas a partir de farinha branca. Estas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando um aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7º Lugar: Batatas fritas

As batatas fritas contêm não só gorduras trans, relacionadas com muitas doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, formada no momento em que as batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar batatas torna-se rançoso na presença de oxigénio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, cancro e artrite.

Segundo a Medicina Chinesa a gordura das batatas fritas pode provocar mucosidades e estagnação da energia do fígado, afectando a circulação do sangue, colestrol e o estômago

6º Lugar: Salgadinhos de batata

Para além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem qualquer benefício nutricional, os salgadinhos de batata contêm níveis mais altos da substância cancerígena acrilamida.

5º Lugar: Bacon

O consumo de carnes processadas, como o bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade da Colômbia descobriu ainda que comer 14 doses de bacon por mês pode danificar a função e órgãos pulmonares.

Segundo a Medicina Chinesa o bacon é um alimento muito gorduroso podendo provocar mucosidades , obesidade e alergias.

4º Lugar: Cachorro-quente

Mechelle cita um estudo feito pela Universidade do Havai, em o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas pode aumentar o risco de cancro do pâncreas em 67%. Um ingrediente presente no cachorro-quente é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada com leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebes, bem com o cancro colo - rectal.

3º Lugar: Donuts

Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, “o pior tipo de gordura que se pode ingerir”, alerta a nutricionista. Esta substância está ligada a doenças cardíacas e cerebrais e ao cancro. Acresce que os donuts estão cheios de açúcar, condicionadores artificiais e aditivos alimentares e contém, em média, 300 calorias cada.

Segundo a Medicina Chinesa o açúcar branco presente nos donuts debilita a energia do baço pâncreas, causando diabetes, obesidade e osteoporose

2º Lugar: Refrigerante

Uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar carregada de corantes artificiais e sulfitos. Só isto deveria fazer repensar o consumo de refrigerantes, diz Michelle

Para além disso, os refrigerantes são extremamente ácidos, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar toda essa acidez, a qual pode ser muito perigosa para os rins. Para mais, os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pela refrigerante, enfraquecendo-os e provocando doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.

De acordo com a Medicina Chinesa, a cafeína contida em muitos refrigerantes pode provocar estimulação excessiva do rim, levando a um vazio de energia deste órgão associado a doenças como a insónia, ansiedade e o cansaço. Mais em: 7 razões para deixar de tomar refrigerantes 

1º Lugar: Refrigerante Diet

“Refrigerante Diet é a escolha de Michelle para o Pior Alimento de Todos os Tempos. Além dos inconvenientes dos outros refrigerantes, as versões diet contêm aspartame, agora chamado de AminoSweet. Esta substância está relacionada com ataques de ansiedade, compulsão alimentar, defeitos à nascença, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperactividade, insónia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, caimbras, infertilidade e até mesmo a morte.

“É por isso que eu dou ao Refrigerante Diet o prémio de Pior Alimento de Todos os Tempos”, conclui Michelle Schoffro Cook.

Partilhar
Fale Connosco

Mais sobre Emagrecer