X
GO

Nutrição e Medicina Chinesa  

Nutrição e Medicina Chinesa

" Que o teu alimento seja o teu medicamento" - Hipócrates

A Dietética é umas das 5 áreas de base da Medicina Tradicional Chinesa. Faz uso dos conceitos do sistema médico da Medicina Tradicional Chinesa e é uma ferramenta imprescindível na manutenção da vida saudável. 

Sabemos que o tipo de alimentos que ingerimos, a sua combinação e a sua qualidade determinam o estado da nossa saúde, da nossa resistência e a forma como recuperamos de uma doença, e por isso a dietética é muito mais vasta do que apenas aplicada a regimes de emagrecimento ou condições do foro digestivo, sendo dirigida para cada tipo de patologia ou condição, e naturalmente, adaptada a cada pessoa. 

Consultas de Nutrição

O Plano de Nutrição e Alimentação é estabelecido depois do check up e inclui princípios e dicas para uma alimentação mais saudável,  bem como prescrição por períodos específicos de um determinado tipo de alimentos que deve privilegiar, consumir com moderação ou evitar.


Para além de alimentos, pode ser prescrito na consulta fitoterapia (medicação à base de plantas) ou suplementação vitamínica.  

Para a Medicina Chinesa, os alimentos são classificados quer em função do temperamento - quentes, mornos, neutros, frescos e frios - quer em relação ao sabor – amargo, doce, picante, salgado e ácido. Se um paciente tem uma patologia “quente” deverá evitar alimentos quentes e privilegiar os alimentos frescos e frios.

Por outro lado, a Medicina Chinesa associa os sabores a cada um dos órgãos . Exemplificando, ácido é o sabor associado ao fígado. Em excesso o sabor de ácido pode prejudicar o funcionamento do fígado

Quando os tipos de alimentos são ingeridos nas quantidades e proporções certas, são alimentadas correctamente as funções dos órgãos. Em quantidades excessivas ou deficitárias, os órgãos são lesados.


Partilhar
Fale Connosco

Mais sobre Emagrecer