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Guia para jantar fora saudável

Sabia que o couvert pode ter mais calorias que o prato principal?

Guia para jantar fora saudável

O couvert é um inconveniente das refeições em restaurantes, sobretudo se  já chegamos com fome. Pode ter tantas ou mais calorias do que o prato principal.

Fique atento às calorias no couvert.

  • 6 Azeitonas verdes                     60 calorias
  • 10 Amendoins (30g)                 192 calorias
  • 1 Fatia de pão (média)             130 calorias
  • 1 Porção de manteiga 15 gr     115 calorias
  • Requeijão 25 gr                          75 calorias
  • Paté figado 15 gr                        60 calorias
    Total couvert                            632 calorias

Guia para jantar fora saudável:

Antes de ir

  • Conheça as opções disponíveis à volta de casa ou do escritório. Opte pelo restaurante que oferece comida mais saudável

  • Se normalmente tem de comer fora, evite pensar que comer fora é uma ocasião especial. Se pensarmos assim, temos tendência a comer de mais e a aceitar menus que de outra forma não aceitaríamos.

  • Controle as suas calorias ao longo do dia. Se sabe que vai jantar fora, reduza a quantidade de comida ao pequeno-almoço e ao almoço para que obtenha um “saldo calórico” para gastar ao jantar.

  • Outra solução é comer um ligeiro snack um pouco antes do jantar (chá, fruta, cereais) o que pode ajudá-lo a evitar comer demais durante a refeição.

  • Se já sabe onde vai jantar, veja o menu na internet e decida antecipadamente o que vai comer. Nessa altura você ainda controla as escolhas e pode optar por uma refeição mais saudável ou menos calórica. No local em que a oferta do menu é mais aliciante e já se sente com mais fome, é mais difícil fazer opções conscientes 

O que escolher?

  • Evite fritos e panados, tais como calamares, tempuras, frango frito, alguns pratos chineses. Em vez disso faça um pedido especial, o que começa a ser possível em muitos restaurantes: grelhados pode ser uma boa opção. Outra opção é trocar as batatas fritas por salada ou dose de legumes cozidos ou salteados. Para além de reduzir as calorias, torna a sua refeição mais saudável e nutriente

  • Quando pedir salada seleccione o tempero e peça-o à parte. Evite usar todo o molho que é fornecido. Normalmente é mais do que o necessário

  • Quando comer sopa, opte pela mais saudável e menos calórica. Evite sopas com batata ou com muita gordura. Prefira as sopas de legumes. É possível fazer sopas de legumes ricas em sabor e nutrientes que não atingem as 50 calorias por dose.

 Durante o jantar

  • Divida a dose com o seu familiar ou amigo. Grande parte dos restaurantes serve doses suficientes para duas pessoas.

  • Evite os extras tais como o pão, manteiga, azeitonas, patês, queijos, enchidos, refrigerantes, sobremesas. Estes alimentos podem adicionar calorias de forma surpreendente.

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