Causas Obesidade

Obesidade – Problema actual

A obesidade afecta mais de um bilião de pessoas no mundo inteiro, em especial no ocidente, caracterizando-se por um desequilíbrio entre a ingestão e o dispêndio de energia no organismo, afectando a saúde e provocando um aumento anormal da massa corporal.

Estima-se que 30 % da população ocidental apresenta já sintomas de obesidade, prevendo-se que dentro de 10 anos, 50% sofra de excesso de peso.

Causas da Obesidade

Considerada pela OMS a epidemia do séc. XXI, a obesidade é uma doença crónica que reduz a qualidade de vida, provoca elevadas taxas de mortalidade e constitui um importante factor de risco para outras doenças como a hipertensão, hiperidrose, diabetes, doenças coronárias, depressão, dores nas costas e outras.

Principais Causas da Obesidade

O desequilíbrio entre as energias ingeridas e as energias despendidas, na origem da obesidade, deve-se a factores de ordem genética, cultural, comportamental e metabólica, em especial:

• Vida sedentária e ambiente social
  • Educação e hábitos alimentares
  • Predisposição genética
  • Gravidez ou menopausa

Consequências da Obesidade

A obesidade é um factor de risco para outras doenças tais como:

• Doenças cardiovasculares – hipertensão, insuficiência cardíaca, arteriosclerose
  • Doenças do metabolismo – diabetes, gota, tolerância á glicose
  • Doenças respiratórias – insuficiência respiratória, asma fadiga, apneia (ressonar), embolismo pulmonar
  • Aparelho urinário e reprodutor – infertilidade, impotência, incontinência, carcinoma da mama e da próstata
  • Doenças gastro - intestinais
  • Dores nas costas, hérnias, enjoos e sensação de desequilíbrio
  • Discriminação e isolamento social
  • Depressão, fraca auto estima, ausência de objectivos

Marque consulta de apresentação gratuita do Programa de Emagrecimento com a Medicina Chinesa.

Quer melhorar a sua saúde?

Inscreva-se para receber a nossa newsletter:

Mais sobre Emagrecer