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10 dicas para emagrecer até ao verão

Ainda vai a tempo de perder uns kilos até ao verão sem por em risco a saúde. Determinação, bons hábitos alimentares e de sono, exercício físico e equilíbrio são algumas dicas para atingir os seus objectivos.

10 dicas para emagrecer até ao verão

Veja as sugestões da medicina chinesa para emagrecer até o verão de forma saudável, através de mudanças fáceis e graduais:

  1. Estabeleça o objectivo. Integre os objectivos para este verão num plano a longo prazo. Faça com que seja o último verão em que precisa de um programa para emagrecimento. Para além das questões de peso e beleza, não esqueça as metas ligadas à saúde. Estabeleça metas progressivas, atingíveis e que consiga medir.

  2. Trabalhe os músculos. Quanto mais massa muscular tiver, mais eficazmente o metabolismo queima calorias. Por forma a aumentar a capacidade para queimar calorias precisa de se concentrar no exercício muscular básico Veja quais os programas mais adequados à sua idade, condição e objectivos e comece já. Compre peso ou barras e torne o seu trabalho muscular o mais agradável possível. Treine em frente à televisão ou com amigos. À medida que ganha massa muscular aumenta a capacidade para perder peso.

  3. Mexa-se mais. Para além do trabalho muscular, procure novas ocasiões para fazer exercício físico. Ande a pé com amigos, suba as escadas, dance, vá passear o cão mais vezes, use a hora do almoço para ir a um jardim, contacte com a natureza. Se procurar actividades que lhe dão prazer, vai fazê-las mais vezes

  4. Beba água natural. Beba pelo menos 2 litros de água por dia sem ser fresca. Evite bebidas ou alimentos frios que prejudicam o processo digestivo. Para além de combater a celulite e melhorar a pele o consumo de água favorece a hidratação e o funcionamento dos rins e intestinos.

  5. Coma mais fibras. Desde que beba a quantidade de água correcta, as fibras são excelentes para matar a fome e para diminuir a absorção do organismo de gordura e açúcar. Coma frutas, legumes e arroz integral. Evite as barras de cereais que contem açúcar e as bolachas de água e sal.

  6. Faça uma alimentação saudável. Para alcançar os seus objectivos até ao verão, é indispensável uma alimentação baixa em calorias e que proporcione uma sensação de saciedade. Faça 4-6 refeições por dia e privilegie saladas, sopas, legumes cozinhados e peixe. Evite doces, sal, fritos, alimentos gordos, lacticínios e fumados. Mastigue bem e não coma antes de dormir. Se não se sentir seguro, consulte um especialista em nutrição e alimentação.

  7. Durma mais. Durma pelo menos 7 horas por dia. A falta de sono dificulta a eliminação de açúcares e amidos provocando aumento de gordura no corpo.

  8. Não coma em stress. Segundo a Medicina Chinesa, o stress afecta o fluxo energético do fígado afectando aa função digestiva. Para além disso, as pessoas em stress tem tendência a lidar com a comida com menor consciência muitas vezes comendo mal e em excesso.

  9. Seja equilibrado. Lembra-se da dica nº 1? Os seus objectivos para o verão devem incluir a melhoria da saúde a longo prazo. Deve fazer pequenas, graduais e firmes mudanças que consiga incorporar na sua vida e manter todo o ano. O que pretende é viver melhor e mais tempo.

  10. Peça ajuda. Muita gente recorre a drogas, tratamentos invasivos ou dietas violentas para a obtenção de resultados rápidos, sem medir as consequências nefastas para a saúde. Se achar que precisa de ajuda recorra a métodos e terapias naturais. A Medicina Chinesa através da acupunctura ou da fitoterapia pode acelerar o metabolismo e a eliminação de gorduras de forma saudável e ajustada ao diagnóstico inicial.

Artigo de Cláudia Barradas especialista em Medicina Chinesa

 

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