X
GO

Apanhar sol de forma responsável

Apanhar sol faz mal?
Apanhar Sol de forma responsável

Hoje em dia, muita gente preocupa-se com apanhar sol.

Nas últimas décadas tem havido uma quantidade enorme de comunicação nos media alertando para os efeitos negativos da exposição solar. É muita fácil acreditar nesta mensagem se a ouvirmos repetidamente na televisão, radio e revistas.

À medida que a ciência evolui conseguimos perceber de forma mais clara os efeitos do sol no corpo humano. No entanto muita desta informação é distorcida ou ignorada pela simples razão de que é possível fazer dinheiro vendendo protectores solares a pessoas que estão assustadas com algo com que lidam todos os dias.

Poder curativo do sol

Apesar de existirem factores que contribuem para uma relação pouco saudável com o sol (sobre exposição, fraca hidratação, dieta pobre, agentes poluidores), apanhar sol de forma responsável pode ter um efeito curativo incrível e muita gente no mundo está a perder este factor chave para uma vida saudável.

O Sol é o centro dos sistema solar, providenciando energia e vida para a Terra e seus habitantes. Há milhares de anos que os humanos sabem que o sol é uma fonte curativa de grande beleza, ao mesmo tempo que respeitam o seu poder magnífico.

Benefícios de apanhar sol

Muito mais do que o aspecto superficial de um bronzeado atraente, os benefícios de apanhar sol de forma responsável são numerosos e excitantes. A luz do sol aumenta a energia, humor, líbido e o sistema imunitário.

  1. Combate a depressão. Apanhar sol faz com que o cérebro produza serotonina e endorfinas, melhorando o humor e ajudando a combater a depressão.
  2. Combate a insónia. Os banhos de sol também evitam insónia. O cérebro tem um relógio interno que se liga com o sol, produzindo mais melatonina e aumentando as hipóteses de uma boa noite de sono.
  3. Pele mais limpa. As irritações de pele como acne, eczema, erupções e pé de atleta podem ficar curadas com exposição solar. A pele fica límpida e ganha-se um aspecto saudável.
  4. Equilibra as hormonas. O sol ajuda a regular a produção de hormonas. Apanhar sol ajuda a diminuir os sintomas pré-menstruais ou da menopausa. O sol estimula também a glândula pineal do cérebro, regulando as suas secreções, permitindo mais criatividade, e atenção, melhor discernimento e melhor disposição.
  5. Menor quantidade de toxinas. Os banhos de sol potenciam as funções do fígado, ajudando a eliminação de resíduos e toxinas que podem provocar doenças e cancro
  6. Melhor circulação. O sol aumenta a contagem de glóbulos brancos e vermelhos, melhorando a eficiência da circulação.
  7. Mais vitamina D. A exposição solar aumenta os níveis de vitamina D, regulando o sistema imunitário, aumentando a absorção de cálcio, permitindo ossos mais fortes, prevenindo pedras nos rins, diabetes e até a obesidade. Pensa-se até que a vitamina D melhora o sistema cognitivo e diminui as chances de alzheimer.
Quanto tempo de exposição solar?Exposição solar prolongada

A quantidade de tempo depende da natureza da pele, bem como da duração das exposições prévias. A melanina absorve os raios ultravioletas do sol e a quantidade de melanina na pele determina a sua cor. As pessoas de pele mais clara tem menos melanina e precisam ter mais cuidado com duração da exposição ao sol.

É importante aumentar gradualmente a duração da exposição solar, começando por 10 a 30 minutos, 3-4 vezes por semana, dependendo da cor da pele. À medida que se passa mais tempo ao sol, aumenta a produção de melanina, pelo que na vez seguinte é maior a capacidade de absorção dos raios solares.

A que horas se deve apanhar sol?

A hora do dia escolhida para apanhar sol é vital. Nunca se deve apanhar sol na hora de maior intensidade em que o sol está mais alto. Uma boa regra é evitar exposição solar entre as 11h00 e as 15h00, podendo variar de estação para estação.

É importante cada pessoa perceber quanto e quando deve apanhar sol e nunca expor-se tempo demais até ficar encarnado ou queimado.

E os protectores solares?

E porque não usar sempre protector solar? Este é um dos grandes equívocos sobre exposição solar. Não só os protectores não protegem do cancro, como de alguma forma provocam cancro.

Quando se usam protectores solares o corpo não produz a vitamina D3 a partir da luz solar. Esta vitamina extraordinária é incrivelmente importante para a saúde e para prevenção de inúmeros tipos de cancro.

Grande parte dos protectores solares contem uma miríade de químicos danosos que são absorvidos na pele, afectando o sistema imunitário tornando o corpo mais susceptível a doenças, incluindo o cancro. Estes químicos podem entrar na corrente sanguínea causando danos em todo o organismo. Alem disso, passam para a água, contribuindo para a contaminação dos recursos hídricos do planeta.

Além do mais, usar protector solar dá-nos a falsa ideia que estamos protegidos e podemos ficar ao sol o tempo que quisermos, causando danos à pele e à saúde.

Encontram-se muitas substâncias tóxicas nos protectores solares e nem todos os tipos de raios ultravioleta são bloqueados, sobretudo os UVA que não provocam queimadura, mas sim cancro de pele. Os protectores podem também causar entupimento dos poros e agravamento de acne.

Como se proteger de exposição prolongada?

Numa situação de exposição solar prolongada, será preferível usar um chapéu bem largo e beber muita água. Se não for possível evitar a exposição directa, devem-se usar protectores vegan, sem químicos à venda em lojas de especialidade.

A forma mais segura de proteger a pele é estar atento a quanto sol a pele aguenta, beber muita água ter uma alimentação saudável adequada. A falta de vitaminas A,C e E pode aumentar a probabilidade de queimadura solar.

A gordura e proteína animal, bem como junk food, aumentam o risco de cancro a partir do sol. Por outro lado, frutos, vegetais e cereais integrais proporcionam nutrientes anti cancerígenos e anti oxidantes que protegem a pele e o resto do corpo.

Usufrua os benefícios do sol

O Sol é uma coisa linda e a sua luz e calor são necessários a toda a vida na Terra. Goze a sensação extraordinária de estar ao sol e usufrua dos seus benefícios de forma responsável. Não apanhar sol nenhum é tão mau para a saúde como apanhar sol em excesso. Seja sensato e responsável com o sol e o seu corpo e mente agradecem-lhe.

Adaptado de: The Benefits of Responsible Sunbathing de Laura Shults

Partilhar
Fale Connosco

Mais sobre Anti Aging com a Medicina Chinesa