X
GO

5 coisas a não dizer a quem quer deixar de fumar

‘’Vais apanhar cancro nos pulmões.’’
5 coisas a não dizer a quem quer deixar de fumar

Sim, é verdade, fumar provoca cancro, enfisemas e todo o tipo de problemas, mas os fumadores já ouviram isso tantas vezes que estar a repeti-lo é como se fosse um zumbido irritante de um mosquito.
Os riscos do tabaco para a saúde não são novidade para ninguém; os fumadores já ouviram isso tudo antes, diz Pam Mills, hipnoterapeuta no Colorado. O que os fumadores fazem é bloquearem a pessoa que lhe diz essas coisas ou responder-lhe algo que a faça calar.

’’Se gostasses de mim, deixavas de fumar.’’

Como acontece com qualquer adição, a culpabilização não funciona, dizem os especialistas, porque se o fumador acreditasse que poderia parar de fumar, parava. Tudo o que faz é fazê-lo sentir-se culpado e zangado.

‘’Fumar é horrível. Não percebo porque é que não deixas de fumar.’’

Fazer um fumador sentir-se mal por fumar não é nada eficaz. Muito provavelmente, ele já se sente assim, só que não consegue admiti-lo. Criará apenas uma barreira entre os dois, enquanto que, no fundo, a mensagem que se pretende transmitir é que está ao lado dessa pessoa.
Para além disso, muito provavelmente você já sabe porque é que o seu amigo não deixa de fumar: ele acha que não consegue.
Substitua os comentários negativos por neutros ou positivos. Pode começar por perguntar, ‘’Como posso ajudar para que sejas mais saudável?’’.

‘’Olha para ti, ficas sem folego tão facilmente.”

Em vez de referir a falta de ar do fumador, faça uma abordagem mais subtil, sugere Susan Gayle de Nova Iorque, especialista em dependências.
Desenvolva uma actividade física com a pessoa que fuma, tal como golfe ou dança de salão, que requerem pulmões saudáveis. Faça da saúde um projecto conjunto e deixe que o fumador sinta que o tabaco está a comprometer esse projecto.

‘’Queres que os teus netos te vejam a fumar?’’

Apesar dos fumadores insistirem que estão felizes com a sua condição de fumadores, no fundo sentem-se envergonhados com a sua dependência. Envergonhá-los mais não funciona. Muito mais eficaz é fazer o oposto, de maneira a que o fumador consiga imaginar como ficaria orgulhoso de si próprio se deixasse de fumar: ‘’Vais ser um exemplo fantástico para os teus netos quando deixares de fumar.’’

Adaptação de Caring.com by Melanie Haiken

Partilhar
Fale Connosco

Mais sobre Anti Aging com a Medicina Chinesa