X
GO

Anti Aging e envelhecimento

Anti aging e esperança de vida

Anti Aging e envelhecimento

No início do séc. XX, a esperança média de vida de um cidadão americano era de 49 anos. No antigo império romano a idade média foi de apenas 28 anos.

Na Europa de hoje, a idade média das pessoas situa-se à volta dos 80 anos e a faixa etária que mais cresce é a dos acima dos 100 anos.

O que mais contribuiu para esta evolução foi a redução drástica da mortalidade infantil, mas houve muitos outros factores que contribuíram para o rejuvenescimento da população mundial.

A investigação científica para o anti aging avançou vertiginosamente nos últimos anos, colocando-se hoje o desafio na implementação na saúde das intervenções que traduzem os resultados das descobertas

Em cada 2 anos, substituímos o nosso corpo até ao último átomo

Estudos de datação radiométrica demonstram que:

  • 98 % dos átomos do corpo são substituídos em menos de 1 ano.
  • O fígado tem capacidade para se regenerar de 6 em 6 semanas.
  • A estrutura óssea é renovada de 3 em 3 meses.
  • A pele renova-se todos os meses.
  • Em cada 2 anos, substituímos todo o nosso corpo até ao último átomo.

Não morremos de velhice, morremos de doenças associadas à velhice.

O envelhecimento é um processo altamente complexo ligado a múltiplos factores e que se traduz em alterações nos níveis genéticos, bioquímicos e fisiológicos do organismo. Principais indicadores biológicos do envelhecimento:

  • tensão arterial, colesterol, nível hormonal.
  • força muscular, flexibilidade, capacidade aeróbica.
  • textura e espessura da pele, rugas, manchas.
  • níveis de hormonas sexuais e de anti oxidantes.
  • sistema imunitário e tolerância ao açúcar.

As modernas técnicas de anti aging baseiam-se, por um lado da compreensão dos factores que influenciam o envelhecimento, por outro no estabelecimento de uma estratégia clínica de prevenção ou retardamento das doenças associadas à velhice e que podem ser prevenidas.

A indústria Anti aging

Anti Aging e Medicina Chinesa

São gastos anualmente biliões de dólares nos EUA em terapias e programas que prometem fazer uma pessoa parecer mais nova, mais magra ou mais bonita.

Só em tratamentos com botox, foram gastos mais de um bilião de dólares em 2009. Para além do botox, encontramos tratamentos para aumento de seios, implante no queixo, eliminação de gordura localizada, cirurgia plástica nas orelhas, braços e pés e até, imagine-se, operações para acrescentar a altura das pernas.

Hoje encontramos forma de mudar praticamente tudo do nosso corpo com que não estamos satisfeitos. Existem web sites que oferecem financiamentos para qualquer tipo de tratamento de cosmética.

Muitos destes programas de cosmética começaram por ser tratamentos médicos. A cirurgia plástica tem sido uma bênção para milhares de pessoas que sofreram acidentes ou que nasceram com alguma deficiência.

Felizmente hoje em dia a questão do anti aging deixou de ser tabu e tratada em segredo, havendo já muita gente que encara este tema com naturalidade estando disposta a procurar e a adoptar soluções que contribuam para a sua longevidade, beleza e qualidade de vida

Partilhar

Mais sobre Anti Aging com a Medicina Chinesa