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15 Passos para deixar de fumar

Deixar de Fumar sem aumentar o peso
15 passos para deixar de fumar

Um dos mitos mais invocados é o de que parar de fumar provoca o aumento do peso. Este mito tem origem nos fumadores que tentaram parar de fumar usando métodos pouco equilibrados e que passaram a comer mais doces para aliviar os sintomas da privação da nicotina.

De facto, quando se deixa de fumar, se o problema da dependência não é tratado na raiz, subsistem os sintomas da privação e acontece frequentemente a pessoa substituir a nicotina por comida, álcool ou mesmo drogas.

Se, para parar de fumar, adoptar um método adequado e equilibrado para lidar com a dependência, o aumento de peso não vai ser um problema e a mudança profunda que vai ocorrer na sua vida vai ser fácil, agradável e sobretudo gratificante.

15 Passos para Deixar de Fumar
  1. Assuma o problema. Reconheça de uma vez por todas que não consegue fumar de forma moderada e que tem um problema por resolver.
  2. Faça um contrato consigo próprio. Concentre-se na sua vontade própria e faça as suas opções.
  3. Recorra a apoio especializado. Há óptimos especialistas em deixar de fumar. Recorra a quem lhe merece mais confiança. O dinheiro que gasta em apoio é rapidamente compensado pelo que deixa de gastar em tabaco.
  4. Escolha o dia em que vai parar de fumar. Primeiro dia do ano ou do mês, regresso de férias, novo emprego, nascimento de um filho, namorado(a) novo(a), nova casa....
  5. Decida que não quer fumar. Nesta altura, deixar de fumar é prioritário. Relativize as outras questões.  
  6. Congratule-se pela decisão. Sinta-se poderoso pela decisão que tomou. Partilhe com as pessoas mais próximas.
  7. Concentre-se nas vantagens de deixar de fumar. Visualize a sua vida sem tabaco: Acordar bem disposto, nadar, correr, beijar,…
  8. Faça um investimento para a vida. As dificuldades iniciais vão desaparecer. Cada dia que passa é um pouco menos difícil do que o anterior. A recompensa do esforço vai chegar.
  9. Inicie vida mais saudável e faça exercício físico. Tire partido dos benefícios de não fumar e sinta o seu corpo a mudar. Usufrua a sua saúde.  
  10. Reduza consumo de café e de bebidas alcoólicas. Para além do efeito “substituição”, estas substâncias prejudicam a sua saúde. Lembre-se que está a decidir a sua vida.   
  11. Mantenha uma alimentação saudável. Não só aumenta o nível de “consciência” em relação ao seu corpo, como lhe dá maior sensação de bem estar. Privilegiar alimentos anti stress pode evitar momentos de maior agitação. Pessoas com tendência para engordar podem beneficiar de um plano nutrição adequado às suas características pessoais. Em casos de consumo muito intenso é recomendável um programa Detox
  12. Tente relaxar e evitar situações de stress. O stress é muitas vezes uma armadilha. Saiba antecipar e prevenir o stress. Mais em dicas anti stress
  13. Solicite ajuda em momentos de maior dificuldade. Quando se sentir tentado a fumar, fale com alguém imediatamente: com o seu médico, com a sua mulher/marido, com o seu colega de trabalho, seja com quem for. Em momentos difíceis, não lute sozinho
  14. Siga o programa terapêutico seleccionado. Se está a fazer algum programa para Deixar de Fumar (ex: acupunctura) siga-o à risca. Se for disciplinado tem maior probabilidade de ser bem sucedido e de não recair.
  15. Se recair, volte ao princípio. Se não conseguir é porque não seguiu o seu programa à risca e descurou algum dos passos. Descubra o que falhou e volte ao princípio como se fosse a primeira vez. A vitória é dos que não desistem.
Benefícios de Deixar de Fumar
  • Viver mais tempo e com maior qualidade de vida.
  • Reduzir risco de doenças graves (cardiovasculares, respiratórias e cancro)
  • Deixar de gastar dinheiro inutilmente.
  • Deixar de tossir, menos constipações e dificuldades respiratórias
  • Maior resistência física e bem-estar.
  • Hálito mais fresco e menos manchas nos dentes e nos dedos.
  • Melhor qualidade de vida dos familiares e colegas.
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